Conheça o ‘O’Block, conjunto habitacional mais perigoso de Chicago e que já foi casa de grandes rappers e produtores

Escrito por Felipe 01/05/2021 às 23:20

Foto: Divulgação

O quarteirão mais perigoso de Chicago não está em Englewood ou no West Side. É um trecho da South King Drive, onde diversos rappers e produtores nasceram. Ele se chama ‘O’ Block’.

O Block é um projeto habitacional localizado em Chicago. O bairro é conhecido por ser associado à violência de gangues. Já foi relatado ser um dos lugares mais perigosos para se viver em Chicago. O amplo complexo de apartamentos de baixa renda Parkway Gardens fica em um lado da rua. Uma série de empresas, incluindo uma Auto Zone, um mercado de alimentos e o jornal Chicago Crusader se alinham na outra.

O Chicago Sun Times escreve que o complexo é composto por “694 apartamentos espalhados por quase três dezenas de edifícios”. Cobrindo 13 acres, o “ campus se estende das ruas 63 a 65 entre a Dr Martin Luther King Jr. Drive e a Calumet Avenue“. Rapper como Chief Keef, Lil Durk e King Von nasceram no local. O produtor Young Chop, parceiro de Keef, também é de lá.

O nome ‘O’ Block’ foi colocado por membros de gangue local. O O era de Odee Perry, de 20 anos, um membro de uma gangue assassinado bem na esquina em uma noite de verão de 2011. Seu assassino? Uma assassina de gangue de 17 anos chamada Gakirah Barnes, dizem fontes policiais. Mais tarde, Barnes foi morto a tiros não muito longe do lugar.

Perry foi uma das 19 pessoas baleadas no O’ Block entre junho de 2011 e junho de 2014. Isso o torna o lugar o mais perigoso em Chicago em termos de tiroteios naquele período de três anos, descobriu uma análise do Chicago Sun-Times. Duas das vítimas foram mortas. Nenhum dos disparos resultou em acusações criminais e nenhuma das armas foi recuperada.

O número de pessoas alvejadas teria sido ainda maior, diz a polícia, se não fosse a má mira de um dos atiradores. Gerald Preacely, 22, é acusado de atirar em um grupo de pessoas do lado de fora no O’ Block em 3 de junho – depois atirar em dois policiais que o viram fazer isso. De alguma forma, ninguém foi atingido. Preacely – já em liberdade condicional por porte ilegal de arma de fogo – é agora acusado de tentativa de homicídio.

Apesar da violência, as coisas estão realmente melhores agora em O Block do que antes, dizem a polícia e os políticos. Eles apontam para números que mostram que a maioria dos tiroteios em O Block nos últimos três anos aconteceram nos primeiros dois anos desse período e que ninguém foi morto a tiros em dois anos.

Tiroteios também diminuíram na área geral. O Block fica no meio da Beat 312 do Departamento de Polícia de Chicago, que se estende a leste da Dan Ryan Expressway, passando por Cottage Grove, aproximadamente entre as ruas 63rd e 65th. Desde 2012, o número de tiroteios no Beat 312 caiu 59% até setembro do ano passado, disse a polícia.

Recomendados para você