Yasmine Werneck, conhecida como Yas Werneck, é uma MC e cantora carioca de 26 anos. Yas cresceu em Anchieta, no Rio de Janeiro, dentro do complexo de favelas do Chapadão onde, ainda na infância, escreveu seus primeiros versos. Suas referências vieram desde cedo, em casa, pois seus pais eram fãs de Black Music. Durante a adolescência, Yas Werneck cantou em igrejas junto a um conjunto de meninas que, assim como ela, tinham o intuito de passar uma mensagem positiva para outros jovens.
Em 2016, Yas Werneck lançou o EP “hexagonal”, que conta com 6 faixas e a presença de trap, boom bap e neo soul. Além disso, o EP é de uma qualidade imensurável, dono de uma leveza e de versos fortes que abalam qualquer admirador de uma boa música.
Não sigo o curso, sigo a vida em curso, cursando versos, versando inversos a cada queda d’água, apuros.
Em sua trajetória no rap, Yas uniu forças com seus iguais. O clipe “Coméki” (2016) e “Abraça o Papo” (2017) foram produzidos por “Amarévê Produções“, uma produtora formada por mulheres do Parque União, uma das comunidades do Complexo da Maré (RJ).
Colar não quer / quer é atrasar os planos / achando que atrapalha a trama de quem trama a milianos
Yas Werneck teve o reconhecimento pelo hip hop em 2017, quando a ONG Next Level (EUA), a chamou para participar do intercâmbio cultural “Hip Hop como agente de transformação em sua comunidade”. Ainda em 2017, Yas participou da mixtape “Nike Football Presents: Neymar Jr. Mixtape Music Video“.
https://www.youtube.com/watch?v=AzfzV-ZZ64w
Em 2018, Yas Werneck foi uma das convidadas de Emicida para participar do Festival Rider, que aconteceu em Março. Além de ter sido anteriormente mencionada pelo rapper em seu twitter. Também foram convidadas para a edição do Festival Rider as MCs Dory de Oliveira e Áurea Simiseria.
Ainda este ano, a rapper foi uma das protagonistas do documentário “Na Humildade – 15 Anos Depois”, da rapper Nega Gizza. O filme reúne alguns jovens eleitos por Nega Gizza como a nova geração do rap carioca.
Em Abril, a rapper vai protagonizar “Doze Flores Amarelas”, ópera rock dos Titãs que acontecerá em São Paulo.
Leia também: Ep 2 – O trap sujo da baiana La Lunna