Cultivo de maconha medicinal é liberado no Brasil

Escrito por Fellipe Santos 08/06/2021 às 15:18

Foto: Divulgação

Até o momento não existe previsão para o cultivo individual

O Brasil liberou nesta terça-feira (8) o plantio da cannabis para uso medicinal, veterinário, cientifico e industrial. O projeto foi aprovado pela Comissão Especial na manhã desta terça, e a autorização faz parte do Projeto de Lei 399/15. Agora, o plantio poderá ser feito apenas por pessoas jurídicas, como empresas, associações de pacientes e organizações não governamentais. Até o momento não existe previsão para o cultivo individual.

A votação terminou empatada por 17 a 17, mas o relator do texto, o deputado Luciano Ducci (PSB-PR) votou a favor. Quando esse processo for concluído, o texto seguirá para apreciação do plenário da Câmara. A bancada governista planeja pressionar politicamente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que a proposta demore a ser colocada em pauta.

Deputados alinhados com o presidente Jair Bolsonaro, como Osmar Terra (MDB-RS), afirmaram que a votação do texto representa mais um passo para a liberação do uso da maconha no Brasil e chamaram a proposta de “marco legal da maconha”. Nas redes sociais, diversas pessoas comemoraram. Veja alguns dos comentários.

Acabamos de aprovar em comissão especial o PL 399/15, que regulamenta o uso de medicamentos formulados com cannabis no Brasil. O obscurantismo bolsonarista tentou impedir a aprovação, mas venceu a ciência! @samiabomfim apresentou o voto favorável do PSOL.” Publicou o Twitter oficial do PSOL.

 

Recomendados para você

Sair da versão mobile