Este é o valor que os rappers cobram por parcerias musicais

Escrito por André Bernardo 30/05/2021 às 18:45

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Saiba quanto você tem que pagar para gravar uma música com DaBaby, Lil Baby, Nicki Minaj e mais.

Custa muito dinheiro gravar uma parceria com um rapper internacional – e não estamos falando apenas sobre despesas de estúdio e produção. Versos convidados se tornaram um negócio muito lucrativo no rap. Alguns artistas trocam versos entre colaboradores gratuitamente, mas outros usaram os recursos como uma oportunidade para ganhar dinheiro. Os rappers costumavam ficar calados sobre suas taxas para versos convidados, mas nos últimos anos, alguns artistas têm sido mais transparentes sobre quanto dinheiro eles estão arrecadando. De acordo com suas letras e trechos de entrevistas, é seguro dizer que eles estão ganhando em muito dinheiro. Se você quiser um verso de qualquer grande rapper agora como os de Nicki Minaj, J. Cole ,Lil Baby e mais, provavelmente custará mais de seis dígitos.

A taxa de versos convidados de um rapper é um sinal de relevância, e conforme sua popularidade cresce, também aumenta sua taxa. DaBaby, por exemplo, passou de cobrar US $ 5.000 para US $ 300.000 em questão de três anos. Um preço mais alto também significa expectativas mais altas. Se um artista cobra seis dígitos por um verso convidado, é melhor que isso se traduza em um grande aumento nas vendas ou aclamação da crítica.

Compilamos uma lista de quanto alguns dos maiores artistas da indústria estão cobrando por versos convidados, de acordo com suas letras, entrevistas e colaboradores anteriores. Claro, esses são apenas os números que eles afirmam cobrar. Há um incentivo para que os artistas exagerem e aumentem os números nas letras das músicas e nas entrevistas, para que você possa decidir por si mesmo o quanto elas parecem precisas. As taxas também podem mudar rapidamente. Só porque Kendrick Lamar estava cobrando uma taxa alguns anos atrás, não significa que ele não a tenha aumentado agora. Com isso dito, aqui estão os números mais próximos publicamente disponíveis que poderíamos desenterrar.

Polo G

Preço: $ 150k
Fonte: Entrevista GQ
Data: abril de 2021

Polo G só ganhou destaque recentemente, mas com o sucesso de álbuns aclamados pela crítica nos últimos dois anos, seu status cresceu exponencialmente. Em outubro de 2020, Polo revelou no Twitter que estava cobrando US $ 85 mil por uma participação. Mas em questão de seis meses, esse preço já disparou. Em abril de 2021, ele disse que cobrava até US $ 150 mil por verso. “Levo tudo o que faço a sério. Então, eu sei que você vai conseguir um bom verso de mim”ele explicou. Suas aparições em canções como “Richer” de Rod Wave ou “Beatbox 5” de SpotemGottem ajudaram os dois discos a subir nas paradas de streaming.

Nicki Minaj

Preço: $ 250k – $ 500k
Fonte: Mencionado em “My Nigga (Remix)” e Davido em entrevista à revista W
Data: 2014 e outubro de 2020

Nicki Minaj tem um longo histórico de entregar versos interessantes como convidada, então, é claro, suas taxas de recursos são altas. Em “My Nigga (Remix)” de 2014, Nicki mencionou que “acabou de ganhar 250 mil por verso”. Mas, de acordo com Davido, colaborador de Nicki em 2020, ela “cobra das pessoas US $ 500.000 pelos versos”. Mas pode valer a pena. Um verso de Nicki Minaj pode potencialmente aumentar suas vendas e reputação. Doja Cat, por exemplo, vem criando burburinho há anos, mas recrutar Nicki Minaj para o “Say So (Remix)” ajudou a catapultá-la para uma liga totalmente nova. Juntos, eles fizeram história ao marcar um hit em primeiro lugar e se tornarem as duas primeiras rappers mulheres a chegarem ao topo da Billboard Hot 100 juntas. Uma participação de Nicki Minaj faz mais do que apenas traduzir em estatísticas de gráficos. Ela também é conhecida por chamar a atenção da crítica para um disco. “Whole Lotta Choppas” de Sada Baby foi uma canção de sucesso, mas o remix, que foi lançado em outubro de 2020, ajudou a empurrar o álbum para uma aclamação da crítica ainda mais agitada. A faixa não ultrapassou o top 20 nas paradas, mas encontrou um lugar em uma série de listas de final de ano. De “Monster” a “Bottoms Up” a “Say So (Remix)”, a presença de Nicki Minaj em uma faixa muitas vezes a leva a novos patamares.

Lil Baby

Preço: $ 100k +
Fonte: Twitter
Data: junho de 2020

Lil Baby está ganhando dinheiro com versos convidaos há um ano e meio, apresentando alguns dos versos convidados de qualidade mais consistente do rap. Em junho de 2020, ele alertou os fãs de que queria US $ 100 mil por um feat. Esse é um preço relativamente baixo para um rapper que teve o álbum mais consumido de 2020 nos Estados Unidos, especialmente quando você olha para seu histórico como colaborador. Em canções recentes como “Pride is the Devil” de J. Cole e “Every Chance I Get” do DJ Khaled, Lil Baby deu duas de suas melhores performances e, na maioria dos casos, ele rouba o show dos outros artistas na faixa. É difícil desviar a atenção de um artista tão grande como J. Cole, ou mesmo DJ Khaled, que muitas vezes recruta pelo menos três artistas artistas de destaque para embarcar em uma única faixa. Mas em cada caso, Lil Baby brilhou. Neste ponto, $ 100k é uma pechincha. Embora sua taxa provavelmente tenha aumentado desde junho passado. Até Lil Durk e Pierre “Pee” Thomas do Controle de Qualidade sugeriram que Lil Baby deveria pelo menos dobrar o preço pedido.

Kendrick Lamar

Preço: $ 250k – $ 400k (se você puder convencê-lo a fazer isso)
Fonte: Dave Free em uma história de capa complexa
Data: agosto de 2014

Kendrick Lamar não distribui versos convidados com frequência atualmente, mas em 2014, de qualquer maneira, ele cobrava quase meio milhão por verso. De acordo com Dave Free em uma história de capa da Complex há sete anos, um verso típico de Kendrick custa entre US $ 250 mil e US $ 400 mil. O preço geralmente vale a pena e, na maioria dos casos, Kendrick pode levar um single a um novo nível. Em 2017, ele apareceu em “New Freezer”, de Rich the Kid, que se tornou o segundo single mais famoso de sua carreira (nº 41). O single também foi certificado duas vezes platina. ASAP Ferg mais tarde revelou que ele deveria estar na faixa, mas Kendrick insistiu em ter uma única participação na música. Kendrick também tem um apelo cruzado que pode elevar os recordes pop. Ele colaborou em “Bad Blood” de Taylor Swift em 2014 e, em 2017, ele salvou o que pôde de “Don’t Wanna Know” do Maroon 5. Nos últimos anos, a quantidade de participações do Kendrick diminuiu substancialmente e, se as regras de oferta e demanda se aplicarem aqui, suspeitamos que seu preço aumentou consideravelmente desde 2014.

21 Savage

Preço: seis dígitos
Fonte: Meezy, gerente do 21 Savage
Data: janeiro de 2021

21 Savage tem sido relativamente seletivo quando se trata de participações em músicas. Ele geralmente concorda em fazer apenas um punhado de participações a cada ano, e isso vai custar seis dígitos, seu gerente Meezy confirmou em janeiro de 2021. Embora Meezy não especifique o preço exato, seus $ 100k + darão a você uma das melhores letras de trap, e potencialmente ganhar algum sucesso mainstream. 21 Savage ajudou a impulsionar o sucesso de Cardi B em”Bartier Cardi” de 2017. Embora o rapper do Bronx estivesse saindo do enorme sucesso de “Bodak Yellow”, ela confirmou que muitos rappers disseram não para colaborar em seu álbum de estreia Invasion of Privacy, mas o verso astuto e ameaçador de Savage no segundo single se tornou “Bartier Cardi” em um banger inegável e ajudou a construir a credibilidade de Cardi no rap. A colaboração também alcançou a 14ª posição, superando outros singles que saíram do álbum, como “Drip” com os Migos e “Ring” com Kehlani. 21 Savage tem um histórico de ajudar artistas a conseguir sua primeira colocação na Billboard também. “Rockstar”, sua colaboração com Post Malone, tornou-se o primeiro single nº 1 de ambos os artistas e foi certificado como diamante desde março de 2019.

DaBaby

Preço: $ 300k
Fonte: Stories do Instagram
Data: fevereiro de 2021

Em janeiro de 2019, DaBaby cobrava apenas US $ 5.000 por um verso. Mas depois do sucesso de álbuns como Kirk e Blame it on Baby, ele revelou que seu preço subiu. Agora, o rapper está cobrando US $ 300 mil por um verso. Claro, é um preço alto para um artista relativamente novo, mas esse valor pode potencialmente levar a um impulso comercial. Em 1º de outubro, DaBaby pulou no remix do hino pop de Dua Lipa, “Levitating”, e foi um sucesso automático.

O single alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100 e recebeu ótimas críticas dos críticos. Enquanto o remix teve a mesma produção do original, DaBaby adicionou uma nova introdução e um verso pop rap que borrou as linhas do gênero. Seu verso impulsionou seu apelo no rádio, e a canção finalmente alcançou a 4ª posição no US Mainstream Top 40 e a 2ª no Adult Top 40 dos EUA. Três stacks podem te dar um inegável hit de rap também. No single de maio de 2019 de Megan Thee Stallion, “Cash Shit”, DaBaby fez uma performance memorável com um verso cheio de piadas fanfarronadas. A faixa apenas atingiu a 36° posição na Billboard Hot 100, mas acendeu uma faísca entre Megan e DaBaby, e essa química voltaria mais tarde em sua colaboração em 2020, “Cry Baby”.

ícone

Recomendados para você