Diddy manda recado aos fãs de Hip-Hop: “Podem desfrutar, mas não nos possuir”

Escrito por admintemporary 15/11/2018 às 10:00

Foto: Divulgação

Diddy compartilha uma lição de negócios, marca e integridade cultural.

Diddy é um defensor convicto da “Excelência Negra”. Muito tem sido feito sobre a insistência de Diddy em mudar a narrativa, um movimento social que ele espera encorajar o empreendedorismo negro e o autogoverno. Sua mensagem mais recente de capacitação foi postada via Instagram. No vídeo legendado (abaixo), um grupo de crianças brancas simula um vídeo de rap com toneladas de adereços e gesticulações comuns ao rap mainstream. As crianças sentam-se em cima de um veículo estacionado com maços de dinheiro. O garoto de cabelos compridos usa uma das mãos para segurar seu fardo de dinheiro, e o outro para simular um movimento  abaixo de sua cintura.

“Nossa cultura é um recurso global, não vamos nos enganar e acordar um dia não possuindo nossa própria cultura. Fechem seus contratos, fechem seus negócios. Exija sua propriedade. Equidade de demanda. Proteja sua cultura. É PARA TODOS APROVEITAREM, MAS PARA NÓS POSSUIRMOS!”, legendou Diddy.

A mensagem de Diddy é clara e concisa: ele está evidentemente pressionando por uma tomada de decisão mais justa a integridade com a cultura/indústria. Sem dizer isso, Diddy está pressionando mais de uma narrativa racial de uma só vez. Em primeiro lugar, ele pode estar sugerindo que os futuros praticantes não assinarão com Lyor Cohen para manter sua autoria.

Em segundo lugar, Diddy parece estar pressionando por uma mentalidade mais comprometida com os empreendedores negros, rappers e tipos criativos. Diddy admite: o hip-hop tornou-se um “recurso global” e não faz sentido limitar sua disseminação a “estranhos” sem o devido reconhecimento, a cultura, como ele quer, mantém a firme possibilidade de erosão.

O vídeo das crianças que simulam a “cultura” da perspectiva de um estranho é apenas um efeito posterior dessa erosão, e talvez não o problema em si. A questão real está enraizada nas leis de oferta e demanda. Diddy está com medo da tangente que ele pode ter começado.

Recomendados para você