Dinamarca esconde escudo em uniforme para Copa em protesto pelas mortes durante construção dos estádios no Qatar

Escrito por André Bernardo 29/09/2022 às 15:50

capa dinamarca Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Segundo a fornecedora, para não ter sua imagem atrelada a um torneio que custou vidas, a ideia foi que o uniforme ficasse sem detalhes visíveis

Ontem (28) a Hummel, fornecedora de material esportivo da seleção da Dinamarca, revelou o uniforme que será utilizado pelo país durante a Copa do Mundo. A camisa terá o escudo da Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU, na sigla local) e da própria marca alemã quase invisíveis em protesto às denúncias de direitos humanos no país sede.

“Com as novas camisas da seleção dinamarquesa queríamos enviar uma dupla mensagem. Não só são inspiradas pelo Euro’92, prestando homenagem ao maior sucesso do futebol dinamarquês, mas também um protesto contra o Catar e o seu historial em matéria de direitos humanos. É por isso que afinamos todos os detalhes das novas camisas da Dinamarca para a Copa do Mundo, incluindo o nosso logotipo. Não queremos ser visíveis durante um torneio que já custou a vida a milhares de pessoas. Apoiamos a seleção dinamarquesa até ao fim, mas não apoiamos o Catar como sede do Mundial. Acreditamos que o desporto deve unir as pessoas. E quando tal não acontece, queremos marcar uma posição”, escreveu a marca, nas redes sociais.

foto dinamarca

Denunciado por diferentes organizações, o Catar tem sido alvo de críticas por descaso aos direitos dos trabalhadores, sobretudo de imigrantes. Doha, por sua vez, repudiou veemente as acusações. À medida que o torneio se aproxima, patrocinadores e marcas adotam posições mais ou menos incisivas, dependendo do país.

A Dinamarca está no grupo D da Copa do Mundo, junto com Austrália, França e Tunísia. A estreia será no dia 22 de novembro, contra os tunisianos. A federaçao do país tem sido uma das que mais se posicionou na defesa de direitos humanos no país asiático, além de outras questões como a proibição da homossexualidade.

As camisas de treino da seleção dinamarquesa também vão trazer “mensagens críticas”, acrescentou a empresa. Dois dos patrocinadores (Danske Spil e Arbejdernes Landsbank) concordaram com as alterações.

Confira o post abaixo:

ícone

Recomendados para você