Djonga afirma que camisa da Seleção Brasileira sempre será um símbolo da periferia

Escrito por Vinicius Prado 09/01/2023 às 22:15

Foto: Divulgação

Djonga afirmou que a camisa da Seleção Brasileira nunca vai sair da periferia.

Nos últimos anos, principalmente por conta da corrida eleitoral para a presidência no ano de 2018, a camisa da seleção brasileira foi frequentemente utilizada como símbolo de manifestação política por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Com o movimento bolsonarista se apropriando da camisa e da bandeira brasileira. Com isso, o rapper Djonga foi um dos que mais criticou Bolsonaro e seus apoiadores pela apropriação.

Antes da Copa do Mundo de 2022 no Catar, a CBF fez algumas tentativas de desassociar a camisa da seleção dos bolsonaristas. A Confederação Brasileira de Futebol exibiu uma peça publicitária exaltando o amor à camisa da seleção – uma campanha visando separar o uniforme do cenário político nacional. A CBF também publicou, nas redes sociais, um vídeo com jogadores da seleção, e outros nomes de sucesso no país usando a camisa antes da Copa. Entre eles, estava o rapper Djonga. Justamente por ser um ídolo da nova geração e por fazer essa militância em relação à causa, o rapper virou um trunfo da campanha para “despolitizar” a camisa da seleção.

créditos: Pam Martins

Um dos momentos mais marcantes do Djonga falando sobre isso, aconteceu em um show no Mineirão. “Com essa camisa aqui é mais gostoso de ouvir vocês gritando (“Fora, Bolsonaro”), porque os caras acham que tudo é deles. Eles se apropriam do tema família, eles se apropriam do nosso hino, eles se apropriam de tudo, mas é o seguinte, é tudo nosso, e nada deles “, disparou Djonga.

Mais recentemente, Djonga falou novamente sobre a apropriação da camisa da seleção brasileira e como isso nunca vai atingir a periferia para o podcast Na Raça. Na visão do rapper, a camisa do Brasil nunca vai sair da periferia, mesmo que os movimentos de esquerda não gostem de usá-la por esta associação aos movimentos bolsonaristas que aconteceu nos últimos anos.

Segundo o artista, o futebol e o esporte é tem grande importância nas periferias brasileiras, e a camisa da seleção representa vitória, é um exemplo de sucesso e simboliza os homens pretos que vestiram a camisa e fizeram o futebol brasileiro conquistar tudo que conquistou na história. Por isso, a camisa sempre será um símbolo das periferias e sempre será usada pelos jovens. “O que é da favela é da favela, o que é dos pretos é dos pretos, e já era”.

Veja o vídeo abaixo:

 

Recomendados para você

Sair da versão mobile