Dr. Dre revela que gravar álbum ‘The Chronic’ era uma questão de vida ou morte

Dr. Dre diz que criação de “The Chronic” foi sensação de “vida ou morte”.

De Jay-Z a Miley Cyrus, o ator Kevin Hart conversou com muitas das maiores e mais brilhantes estrelas da música em seu talk show “Hart to Heart”. Durante o último episódio do programa, o entrevistado foi o gigante da indústria da música, o produtor Dr. Dre. Na conversa, o artista sete vezes vencedor do Grammy fala sobre a criação do álbum “The Chronic”, a cinebiografia de “Straight Outta Compton” e os desafios de manter a autenticidade como um criador.

Os artistas do grupo NWA tinham pouco mais de 20 anos quando explodiram na cena com o implacável álbum de estreia “Straight Outta Compton”, e suas prioridades individuais mudaram assim que cada membro começou a explorar empreendimentos solo. “A diferença era dinheiro e negócios envolvidos, e isso separou a amizade”, disse o produtor. “Tive que me separar de Eazy-E porque ele decidiu seguir um caminho diferente. Ice Cube já tinha saído. Não tenho absolutamente nenhuma ideia do que iria fazer, só sei que tinha talento”, disse ele.

Dr. Dre CAPA
FRAZER HARRISON/GETTY IMAGES

Além disso, o produtor explica que não planejava lançar seu clássico álbum. “Um grande amigo meu, vamos chamá-lo de DOC, me convenceu a fazer o álbum “The Chronic”, revela ele. “Não foi minha decisão, fui convencido a fazer isso. Eu apenas entrei lá e fui em frente porque senti, naquele momento, que era uma situação de vida ou morte.”

Para Dre, a qualidade e o sucesso de “The Chronic” determinariam se ele “ficaria ou não no estúdio”. “É realmente difícil encontrar esse tipo de ambição e energia hoje”, observa ele melancolicamente para Hart. Sete anos se passaram entre “The Chronic” e o segundo álbum de Dre, o multiplatina “2001”, de 1999. E após 16 anos de hiato, ele lançou o disco “Compton”, de 2015.

No entanto, o ex-membro da NWA permaneceu onipresente na indústria da música nos campos de produção musical, tecnologia, orientação e negócios inovadores – uma façanha que ele teve que alcançar, mantendo a autenticidade que estabeleceu pela primeira vez com “Straight Outta Compton”. “Foi realmente apenas para impressionar nosso bairro. Podemos ser bons em Los Angeles, e todos em Los Angeles estão prestando atenção em nós”, reflete ele. “Mal sabíamos que iríamos chamar a atenção de todo o mundo, e até FBI, foi uma loucura.”

Assista abaixo o trailer da entrevista:

YouTube video player