Drake divulga comunicado sobre polêmica foto “blackface”

Escrito por Fellipe Santos 31/05/2018 às 00:59

Foto: Divulgação

As respostas começam aparecer.

Pusha-T decidiu lançar a cruel diss “The Story of Adidon”. A música é uma resposta ao “Duppy Freestyle”, de Drake, e atira no rapper canadense ao tocar em sua infância, arte e alegações de ter um filho secreto. Mas talvez o elemento mais marcante para a faixa seja a sua capa – uma foto aparentemente ofensiva de um jovem Drake fazendo blackface.

Originalmente capturada pelo fotógrafo David Leyes, especulava-se que a foto tenha sido tirada em 2008 em associação com a marca Too Black Guys, de Toronto. Nele, Drake é visto fazendo o “Jim Crow Couture” no lookbook de 2008 da marca, que coincide com uma postagem no October’s Very Own Blogspot do mês de outubro do mesmo ano. O post liga o artista à marca cujo objetivo é “representar a experiência negra de uma forma sem remorso”, de acordo com seu site. E na verdade eram duas fotos que fazem parte de um contexto.

Mas a historia não é bem essa, o fundador da Too Black Guys veio a publico e disse que apesar de Drake usar as roupas da marca e ela apoiar a iniciativa, as fotos não são para um book da sua marca. Após isso, Drake finalmente apareceu para esclarecer a polêmica, e fez isso com um comunicado oficial postado em seu Instagram Stories.

Confira a nota completa abaixo.

“Eu sei que todo mundo está curtindo o circo mas eu queria esclarecer a imagem em questão. Isso não foi para uma sessão de fotos para uma marca de roupas ou da minha carreira musical. Esta imagem é de 2007, uma época em minha vida onde eu era ator e eu estava trabalhando em um projeto que era sobre jovens atores negros que lutavam para conseguir papeis, eram estereotipados e recebiam os mesmos papeis. As fotos representam como Afro-americanos foram erroneamente retratados no entretenimento. Eu e meu melhor amigo na época Mazin Elsadig, que também é um ator do Sudão, estávamos tentando usar nossas vozes para trazer consciência ao problemas que nós enfrentávamos todas as vezes como atores negros nas audições/testes. Isso foi para destacar e elevar nossas frustrações com nem sempre recebermos chances justas na industria e para estabelecer que  a luta dos atores negros não havia mudado muito.”

Drake era um jovem ator conhecido na época, já que participava do seriado “Degrassi”, interpretando o personagem Jimmy Brooks. O rapper decidiu usar sua plataforma para chamar a atenção para um problema social e racial que os jovens atores negros passavam.

Acho que agora temos nossa resposta, mas Drake não deve parar por ai. Nesta noite começaram a surgir informações, vindas fontes próximas ao rapper, de que Drake está pronto para enfrentar Pusha T e que sua resposta deve ser liberada muito em breve.

 

Recomendados para você

Sair da versão mobile