Elon Musk vira o maior acionista do Twitter após assumir participação de 9% da empresa

Escrito por Fellipe Santos 04/04/2022 às 10:50

capa elon musk
Repdorução
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Musk comprou recentemente 9,2% das ações do Twitter, de acordo com um documento divulgado na segunda-feira, tornando-o o maior acionista individual da empresa.

Segundo a CNN, A notícia da compra fez com que as ações do Twitter ( TWTR ) disparassem 20% nas negociações de pré-mercado. Musk não divulgou quanto pagou pelas ações, mas sua participação valia US$ 2,9 bilhões no fechamento do pregão de sexta-feira, e US$ 3,5 bilhões após a alta na segunda-feira.
O arquivamento de Musk não divulgou o objetivo da compra ou quaisquer planos para a empresa. Mas ele é um crítico de alto nível das políticas do Twitter no passado.

No mês passado, ele disse que estava “pensando seriamente” na criação de uma nova plataforma de mídia social. “Dado que o Twitter serve de fato como a praça pública da cidade, não aderir aos princípios da liberdade de expressão mina fundamentalmente a democracia”, tuitou Musk no mês passado. “O que deveria ser feito?”

Sempre que um investidor compra 5% ou mais das ações de uma empresa, ele deve divulgar a compra em registros na Securities and Exchange Commission. Embora uma participação de menos de 10% em uma empresa seja considerada “passiva” aos olhos de Wall Street, isso pode sinalizar um esforço de Musk para assumir um papel mais ativo na forma como o Twitter é executado. Esse é um dos fatores que levam outros investidores a comprar ações e aumentar o preço na segunda-feira.

“Acho que ele pretende se tornar ativo e forçar mudanças no Twitter”, disse Dan Ives, analista de tecnologia da Wedbush Securities. “Este é um tiro no arco do conselho e da equipe de gerenciamento do Twitter para iniciar as discussões”. Mas Ives disse que provavelmente não é realista para Musk ou qualquer outra pessoa tentar começar a construir uma nova plataforma concorrente do zero. Assim, faz mais sentido para ele tentar mudar as práticas no próprio Twitter.
Musk tem 80 milhões de seguidores no Twitter, muito mais do que qualquer CEO.

ícone

Recomendados para você