Eminem e Academia do Oscar queriam ‘chocar’ público com apresentação do rapper

Escrito por Fellipe Santos 12/02/2020 às 18:29

Foto: Divulgação

Eminem estava realmente determinado a manter a sua apresentação em segredo.

Se você foi pego de surpresa no domingo à noite, quando Eminem apareceu no palco do Oscar para tocar “Lose Yourself”, apoiado por uma orquestra, tudo funcionou exatamente como planejado. Após a apresentação, espectadores confusos foram ao Twitter para tentar decifrar por que o rapper de Detroid seria recrutado para tocar uma música que havia vencido o Oscar de Melhor Canção Original 17 anos antes. Bem, você não precisa mais se incomodar com esse mistério, porque Robert Mills, vice-presidente sênior de séries alternativas, promoções e programação noturna da ABC, explicou toda a história da apresentação ao Entertainment Tonight.

“Quero dizer que a primeira vez que se falou disso foi depois que Justin Timberlake abriu com ‘Can’t Stop the Feeling’ em [2017]”, disse Mills. “Existem apenas essas músicas quando você tem um intérprete icônico abrindo com um hino assim, todo mundo fica empolgado… Conversamos sobre isso com a Academia sobre Eminem e o fato de ele nunca ter tocado essa música que é um hino tão grande, que todo mundo conhece e ganhou o Oscar. Não seria ótimo descobrir uma maneira de fazer com que ele viesse fazer isso? ” contou.

Tudo se encaixou neste ano para que Eminem finalmente levasse seu sucesso ao palco do Oscar porque os produtores da cerimônia tinham um relacionamento com sua gravadora, a Interscope. Tudo o que restava para descobrir era como eles manteriam a performance em segredo até que ocorresse, já que “o elemento surpresa” era uma prioridade para Em e os showrunners. Tanto que Mills acredita que Em poderia ter desistido se as notícias vazassem antes. Segundo a lembrança de Mills, apenas a Academia, a rede, os produtores e a equipe de Eminem estavam cientes da surpresa até dois dias antes da cerimônia.

Os organizadores também foram muito específicos sobre outros detalhes, a fim de otimizar o impacto do desempenho. “Tinha que ser a hora certa, tinha que estar no lugar certo do show”, explicou Mills. O espetáculo “Lose Yourself” surgiu após uma montagem mostrando momentos musicais icônicos nos filmes, terminando com a música de Em em 8 Mile.

Eminem e sua equipe guardou isso em 7 chaves que realizou apenas um ensaio para a apresentação e tinha um plano inteiro para o caso de pessoas de fora entrarem nela. “Quando nós fomos nos ensaios, houve uma batida alternativa em que apenas a banda de Eminem tocou ‘You Should Be Dancing’ do The Bee Gees com John Travolta em segundo plano, então foi isso que foi mantido em segredo e surpresa” conta.  “Havia um final alternativo para essa batida. Se alguém aparecesse e a visse, seria como ‘Ah, sim, houve uma troca com uma saudação ao Saturday Night Fever. Foi uma farsa.”

 

Recomendados para você