Equipe do festival de Travis Scott foi instruída a se referir a mortos no evento como ‘Smurfs’

Escrito por André Bernardo 10/11/2021 às 17:08

Foto: Divulgação

Seguranças podem dar entrevista, mas não podem falar a palavra “morto”

Em uma reportagem preocupante da CNN, foi revelado que a equipe do Astroworld Festival foi solicitada a não usar as palavras “morto” ou “falecido” no rádio. Em vez disso, eles foram supostamente solicitados a se referir aos membros da plateia mortos como “Smurfs”. Um documento de segurança e resposta médica de emergência de 56 páginas foi obtido pela CNN após a tragédia no festival do último fim de semana.

Como você certamente ouviu, houve um aumento da multidão durante o set de Travis Scott, o que levou centenas de pessoas sendo pisoteadas na plateia. Oito mortes foram relatadas e mais de trezentas pessoas ficaram feridas. O documento delineado pela CNN detalha as instruções sobre como lidar com diferentes emergências médicas, observando também o “potencial para vários incidentes relacionados ao álcool / drogas, possíveis necessidades de evacuação e a ameaça sempre presente de uma situação de vítimas em massa”.

Uma seção do documento pede aos funcionários que nunca usem as palavras “morto” ou “falecido” em seus sistemas de rádio, sugerindo uma palavra em código. Fatalidades potenciais deveriam ser identificadas usando o código “Smurfs”. A segurança foi instruída a notificar o Controle de Eventos de “uma suposta vítima falecida utilizando o código ‘Smurf'”, emprestado dos personagens infantis animados azuis.

“Com base no layout do site e inúmeras experiências anteriores, um Plano de Segurança foi estabelecido para ajudar a mitigar possíveis problemas negativos no âmbito do festival”, diz o documento, referindo-se a uma corrida de fãs que correram pelos portões do Astroworld Festival em 2019.

Atualmente não está confirmado se algum membro da equipe realmente comunicou as oito fatalidades a seus colegas usando a palavra-código “Smurfs” no festival. Na terça-feira, foi anunciado que o FBI estava contribuindo para uma investigação criminal em torno do festival. Manteremos você informado sobre quaisquer atualizações nesta situação em desenvolvimento.

Recomendados para você

Sair da versão mobile