Especialista diz que pode existir variante chamada “Covid-22” mais perigosa do que a cepa Delta e faz alerta

Escrito por Fellipe Santos 23/08/2021 às 20:19

Foto: Divulgação

Um especialista avisou que uma nova variante batizada de “Covid-22” poderia ser mais letal do que o Delta que domina o mundo.

O professor Doutor Sai Reddy, do instituto federal de tecnologia ETH Zurich, um imunologista, acredita que a combinação de cepas existentes pode resultar em uma fase nova e mais perigosa da pandemia. “É muito provável que surja uma nova variante e que não possamos mais contar apenas com as vacinas”, disse o imunologista Sai Reddy. O professor Reddy disse ao jornal alemão Blick que Delta, apelidado de COVID-21, era a variante mais contagiosa de todas.

Ele citou variantes do coronavírus da África do Sul (Beta) e do Brasil (Gamma) que sofreram mutação, permitindo escapar dos anticorpos até certo ponto. O delta, por outro lado, é muito mais contagioso, mas ainda não desenvolveu essas mutações. “Se Beta ou Gamma se tornarem mais contagiosos, ou se Delta desenvolver mutações, então poderíamos estar falando sobre uma nova fase da pandemia”, disse Reddy. “Esse seria o grande problema do ano que se iniciava. Covid-22 poderia ser ainda pior do que o que estamos experimentando agora.”

O professor Doutor Sai Reddy observou que descobertas científicas recentes mostram que a carga viral da variante Delta é tão alta que qualquer pessoa que a contrair e não for vacinada pode se tornar um ‘super espalhador’. “Uma vez que as crianças menores de 12 anos não podem ser vacinadas, elas representam um grande grupo de potenciais super propagadores”, disse Reddy.

Ele observou que a variante Delta pode evitar a vacinação devido à sua carga viral extremamente alta. “Precisamos combater isso com um alto nível de anticorpos, e é exatamente isso que uma terceira dose de reforço da vacina faz”, explicou ele.

Recomendados para você