Especialistas apontam que 6ix9ine deve ‘falir’ contratando seguranças para sua proteção

Escrito por Fellipe Santos 23/10/2019 às 17:21

Foto: Divulgação

As contas não bateriam, a não ser que ele se torne um artista de grande sucesso.

A data da sentença de 18 de dezembro de 6ix9ine em seu caso federal de extorsão está se aproximando, e é provável que haja uma liberação antecipada. Há duas semanas, o TMZ informou que o controverso rapper assinou um contrato com a 10K Projects, que vale mais de US $ 10 milhões, confirmando rumores de que ele pretende retomar sua carreira de onde parou em vez de entrar no programa de proteção a testemunhas.

Uma tentativa de continuar sua carreira musical é arriscada, devido a ameaças potenciais em sua vida depois de testemunhar contra membros de gangues, e as fontes do TMZ sugerem que o rapper terá que contratar segurança 24 horas por dia para se proteger. A Complex conversou com várias empresas de segurança sobre o caso do 6ix9ine, e todas disseram que a vigilância em tempo integral para o rapper de Nova York é uma situação em particular “sem precedentes”, muito cara e arriscada.

Shamir Bolivar, CEO da Shadow Group Security e ex-guarda-costas de 6ix9ine, diz que rappers de alto nível costumam empregar equipes de segurança, mas as operações de segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, são uma situação única. “Isso envolve segurança 24 horas, ao vivo ou uma rotação de turnos de agentes”, diz Bolivar, acrescentando que o 6ix9ine precisa estar ciente dos membros da gangue que querem machucá-lo e de algum maluco fanático mais influente que pode planejar um ataque contra o rapper”.

Para determinar o número de funcionários necessários, o nível de risco e o custo geral, as empresas de segurança precisam fazer uma avaliação completa. “Cada empresa de segurança deve realizar a devida diligência em qualquer cliente em potencial, do ponto de vista da avaliação de riscos, da capacidade financeira do cliente de pagar e entender o escopo completo do trabalho para determinar se sua licença e seguro cobririam e poderiam cobrir o trabalho solicitado” diz Peter Curcio, COO da Arrow Security em Nova York.

Curcio observa que as empresas avaliam se seu trabalho seria “armado ou desarmado, uniformizado ou secreto” e se o trabalho exigiria outros equipamentos, como veículos, coletes balísticos, equipes K-9 ou varreduras explosivas.

Todos os casos são diferentes no que diz respeito ao número de agentes atribuídos a um cliente, mas Bolivar espera um mínimo de três agentes e até 10 seriam necessários para proteger o 6ix9ine. “A segurança 24/7 é projetada especificamente para o cliente, membros de sua família, tamanho e localização de sua residência”, explica Bolivar.

O custo estimado para um trabalho como este varia. Allen Hollimon, CEO da Nationwide Security Service, empresa do Texas, diz que o padrão para a proteção diária de sua empresa é de US $ 125 / hora. Ao longo de um ano, isso custaria aproximadamente US $ 1,09 milhão a 6ix9ine, embora Hollimon tenha dito que reduziria a taxa considerando a duração do trabalho. Curcio diz que a taxa atual de Arrow seria de US $ 140 / hora, o que totalizaria mais de US $ 1,2 milhão por um ano. Ao longo do resto de sua carreira, isso custaria milhões, um dinheiro que o rapper provavelmente não teria para pagar, a não ser que fizesse muito sucesso.

É importante observar que nenhuma dessas empresas conhecia os detalhes da situação sobre 6ix9ine antes de falar com a Complex, portanto, o risco único envolvido no caso dele poderia significar que o preço seria muito mais alto. Por uma perspectiva, quando 6ix9ine passou 10 dias em Los Angeles antes das acusações de extorsão, ele gastou US $ 100.000 em segurança.

Mesmo que o 6ix9ine pudesse pagar o preço, existe a possibilidade de as empresas de segurança rejeitarem seus negócios porque o risco é alto demais. “Recusamos frequentemente trabalhos de alto risco que envolvam locais de entretenimento, locais que servem álcool, indivíduos de alto risco ou trabalhos de curto prazo que podem não proporcionar os relacionamentos duradouros que atualmente desfrutamos com nosso portfólio de clientes de prestígio, porque eles pode ter um impacto em nossos prêmios de seguro, marca e segurança razoável dos funcionários “, diz Curcio, acrescentando que” nem todo trabalho é um bom trabalho “.

Se o 6ix9ine for rejeitado pelas empresas de segurança, Curcio sugere que o rapper pode explorar outras opções, como “[contratar] seguranças, motoristas armados ou oficiais de segurança disfarçados”. Ele acrescenta: “Outras empresas de segurança operam em torno de questões de licenciamento e seguro, o que não é um problema até que algo aconteça. ”

Também há ceticismo quanto à capacidade das equipes de segurança de proteger adequadamente o 6ix9ine em um caso que apresenta tanto risco quanto este. “Sendo notório, se ele está no noticiário e eles determinam onde ele está, eles não vão mandar a mesma equipe que faz a segurança do Mickey Mouse, diz Ramon “Mundo” Mendoza , um ex-assassino da máfia mexicana que entrou na proteção de testemunhas depois de testemunhar contra seus ex-membros de gangue. “Tenho certeza de que esses caras serão bem treinados e tudo mais, mas se você conseguir que um garoto louco entre e abra fogo, terá danos colaterais, ficará mais preocupado com pessoas inocentes morrendo. ”

Embora Shamir Bolivar admita que “começou a cuidar de Danny” enquanto trabalhava para ele antes da prisão, ele diz que fornecer segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana para alguém como 6ix9ine é algo inédito em sua linha de trabalho.

“Como a única empresa capaz de manter ele e sua família em segurança, tanto nacional quanto internacionalmente, espero que quem ele contrate seja devidamente avaliado, treinado, licenciado e segurado”, observa Bolivar. “Proteger um cliente envolvido em um caso federal de alto nível de testemunhas é sem precedentes, porque o programa de proteção a testemunhas fornecido pelo governo é normalmente a primeira e única opção. Este será um estudo de caso para uma testemunha voltar ao mundo do entretenimento. ”

Recomendados para você