Especialistas jurídicos dizem que Travis Scott não vai ser responsabilizado por tragédia em festival

Escrito por Fellipe Santos 21/11/2021 às 18:49

capa travis
Foto: Divulgação

“Acho que seria um exagero colocar isso na conta dele [Travis Scott]”, disse o advogado Nick Rozansky.

Após a tragédia que ocorreu no Astroworld Festival no início deste mês, muitos parecem estar divididos sobre de quem exatamente é a culpa pelas fatalidades e ferimentos que ocorreram durante o aumento da multidão. O fundador Travis Scott enfrenta muitas criticas e, de acordo com o Yahoo! Finanças, o total de ações judiciais agora subiu para mais de 300, acumulando um total de US $ 3 milhões.

Um processo recente de um grupo de participantes visando o rapper “ESCAPE PLAN”, Live Nation e Apple, está procurando processar as partes por US $ 2 bilhões, diz: “O incidente catastrófico resultante e a carnificina eram facilmente previsíveis e evitáveis ​​se os réus agissem de uma maneira razoavelmente prudente no planejamento de um festival em grande escala como Astroworld.”

Foto: Kevin Winter / Getty Images

Apesar disso, os advogados ainda têm dúvidas se Scott será ou não considerado financeiramente responsável pelas 10 fatalidades ocorridas. “Acho que seria um exagero colocar isso na contad o [ Travis Scott ]”, disse o advogado Nick Rozansky ao Yahoo! Finance.

Outro sujeito conhecedor, Bryan Sullivan, também deu sua opinião sobre o assunto, compartilhando que “hipoteticamente um artista pode ser considerado potencialmente responsável”, embora esse não pareça ser o caso aqui. “Você pode ser uma pessoa muito violenta em uma área onde houve uma briga, mas você não deu um soco”, disse ele, explicando que Scott teria que incitar a violência por meio de ação direta – sua reputação, letras, comportamento passado, e problemas legais “não são suficientes para serem sustentados no tribunal”.

“A lei exige que ele se envolva em uma conduta específica que incitou os incidentes… O que ele fez no Astroworld naquela noite? Essa é a pergunta que os tribunais farão”, disse Sullivan ao meio de comunicação, acrescentando que o rapper” provavelmente será dispensado do caso”, salvo quaisquer alegações contundentes, é claro.

Segundo Rozansky, o passivo financeiro provavelmente ficará sob a responsabilidade de seguradoras e promotores de eventos, embora possa haver mais “acusação” no caso. “Não é incomum que todos os réus comecem a processar uns aos outros  se forem considerados responsáveis”, explicou o advogado.

Recomendados para você