Os Estados Unidos já estão trabalhando na negociação para libertação de Griner com a Rússia.
Brittney Griner foi considerada culpada de porte de drogas e contrabando na Rússia , segundo a ESPN. Esta notícia vem após uma saga de seis meses em que Griner foi detida em Yekaterinburg. Hoje cedo, os promotores recomendaram uma sentença de 9,5 anos e, no final, o juiz decidiu dar a Griner nove.
No momento, o governo dos Estados Unidos está trabalhando com a Rússia em uma troca de prisioneiros que acabaria trazendo Griner para casa muito mais cedo do que o esperado. Por enquanto, as negociações estão indo bem, embora um acordo oficial não tenha sido alcançado.
Griner estava compreensivelmente emocionada no tribunal hoje, e ela até pediu desculpas a todas as pessoas que ela pode ter magoado com suas ações. Por exemplo, ela se desculpou tanto com a cidade na Rússia quanto com o Phoenix Mercury.
“Quero me desculpar com meus companheiros de equipe, meu clube, meus torcedores e a cidade de Yekaterinburg pelo meu erro que cometi e pelo constrangimento que causei a eles”, disse Griner. “Eu também quero me desculpar com meus pais, meus irmãos, a organização Phoenix Mercury em casa, as mulheres incríveis da WNBA e minha incrível esposa em casa.”
Veja a confirmação de sua sentença via ESPN abaixo:
Breaking: Brittney Griner was found guilty of drug possession and smuggling in a Russian court outside Moscow. Griner has been sentenced to nine years in prison.
The true length of her detainment will be determined by negotiations on a prisoner swap between the U.S. and Russia. pic.twitter.com/2PBk2HFBR2
— ESPN (@espn) August 4, 2022