Ex-funcionários da Rockstar arrecadam milhões de dólares para criar jogo que irá competir com GTA 6

Escrito por Felipe 30/09/2020 às 08:00

Foto: Divulgação

Um ex-produtor de GRAND THEFT AUTO levantou milhões para criar um jogo de ficção científica que pudesse competir diretamente com Grand Theft Auto 6.

O ex-presidente da Rockstar Games North, Leslie Benzies, garantiu US $ 41 milhões em financiamento para desenvolver o projeto de estreia de seu estúdio independente: Everywhere. O Telegraph informou na terça-feira que o estúdio de Benzies, BUILD A ROCKET BOY GAMES, reuniu uma série de investidores com muito dinheiro para financiar a aventura de mundo aberto de ficção científica que só foi provocada por meio de atualizações enigmáticas do site até agora. Mas agora, esta alternativa  ao GTA um pouco mais nerd poderia criar uma guerra territorial com o GTA 6.

A Build a Rocket Boy Games parece ter uma abordagem de desenvolvimento diferente em comparação com a Rockstar (que é propriedade da empresa holding de videogames Take-Two Interactive ). Em vez de ficar em dívida com seus investidores, o desenvolvedor aparentemente vai olhar para os jogadores para moldar seu futuro.

Benzies e outros ex-funcionários da Rockstar se reuniram para desafiar o Take-Two em seu próprio jogo. A página de destino do jogo alega que os jogadores serão uma parte “integral” da criação do jogo.

O site oferece apenas vagos detalhes sobre o que exatamente Everywhere será, onde acontecerá ou quando os jogadores devem esperar até mesmo ver um trailer. Mas enquanto a ideia de Benzies parece ser nada mais do que um conceito, por enquanto, sua visão para o eventual título sandbox destaca uma reclamação que os fãs de GTA tiveram com Rockstar e Take-Two: uma quantidade vergonhosa de obrigação burocrática.

GTA 5 foi lançado em 2013 e tem sido nada menos do que uma mina de ouro nos últimos sete anos. O jogo vendeu mais de 130 milhões de cópias em 2020 e sua comunidade em torno de GTA Online ainda está crescendo. GTA 5 tem sido tão bem sucedido que Take-Two e Rockstar decidiram relançar o título de 2013 em consoles de próxima geração em vez de provocar GTA 6. Essa foi uma atitude que pode ter agradado aos investidores, mas desapontado os fãs.

Após o anúncio que o GTA 5 estará na próxima geração de videogames, os jogadores tomaram fóruns de jogos em toda o internet para reclamar sobre quanto tempo Rockstar e Take-Two estão ‘cozinhando’ o GTA 5. O jogo continua a lucrar com sua base de jogadores muito depois de vender mais de 120 milhões de cópias. Benzies parece estar ciente desse sentimento e está tentando alcançar esses jogadores descontentes para começar seu próprio fandom para Everywhere.

A descrição misteriosa do jogo até parece que ele está se autodenominado uma força que vai abalar o barco do Take-Two. É um jogo. É uma comunidade. É um novo mundo. A tempestade está no horizonte. E é apenas o começo de TODOS OS LUGARES.

Além disso, o passado de Benzies com a Rockstar e sua holding torna a descrição de Everywhere ainda mais passivo-agressiva. O produtor de GTA e a Rockstar tiveram um rompimento público em 2016, seguido por uma disputa judicial sobre o que Benzies disse ser $ 150 milhões em royalties não pagos.

‘Everywhere’ pode ser nada mais do que um conceito agora, mas as pessoas por trás do projeto podem ter o que é preciso para transformá-lo em um verdadeiro competidor contra ‘GTA’.

Build a Rocket Boy tem anos de trabalho antes de entregar uma experiência de mundo aberto que se aproxime do GTA 5 ou 6 . O desenvolvedor tem dezenas de vagas de emprego abertas em seus dois escritórios em Edimburgo, Escócia e Budapeste, Hungria. O financiamento recém-obtido certamente ajudará a preencher essas funções.

Além disso, os ex-desenvolvedores da Rockstar Matthew Smith e Colin Entwistle também estão envolvidos na produção. Mas pode ser a visão e liderança de Benzies que podem transformar Everywhere na competição de GTA que é anunciada.

O produtor foi um membro fundamental da Rockstar durante o lançamento de GTA 3 em 2001, que efetivamente transformou o gênero de mundo aberto no que é hoje. É muito cedo para dizer se Everywhere chegará perto de enfrentar o legado de 23 anos do GTA, mas a ideia de Benzies de dar aos jogadores um controle mais criativo sobre o mundo virtual certamente está virando cabeças e já abrindo carteiras.

Independentemente de quando esses dois jogos forem lançados, Everywhere já parece um competidor direto do GTA 6.

 

Recomendados para você