Souto Mc é uma rapper, compositora e como ela própria definiu, aspirante a cantora. A artista de São Paulo vem cada vez mais chamando atenção com suas rimas agressivas e conquistando muitos fãs, ela tem uma forte conexão com o samba, e podemos ver isso claramente em suas músicas.
“Eu sempre costumo falar isso: O samba é um senhor mais velho e muito mais experiente dando conselhos ao RAP, que é um moleque marrento que precisa aprender e muito ainda, tento trazer do samba muita disciplina e respeito, ele me ensinou coisas que eu nunca tinha ouvido ou visto no Rap, tanto musicalmente como pessoalmente” Conta Souto MC em entrevista para nosso Portal.
Souto MC começou a conhecer o rap quando morava em Itaquaquecetuba, um município de Mogi das Cruzes em São Paulo, O rap tinha muito presença em sua casa e com essa juntamente com o Samba mas foi quando ela ouviu o rapper Dexter rimando que ela decidiu o que queria.
“Quando eu ouvi o Dexter rimando pela primeira vez eu queria fazer igual a ele, o CD dos Racionais que a gente tinha quase furou de tanto que eu ouvi. Foi algo de identificação com o que era cantado, falado, com o que eu via eles vestindo e tal… Até que eu me mudei pra capital de SP, e era a época em que o POP tava no auge e se fosse uma menina e não ouvisse POP, você era excomungada (hahaha). Eu me afastei, comecei a me envolver com outros ritmos e estilos pra ver se eu me encaixava mais rápido com as meninas da escola e tal”
Conta Souto que também revelou que sua primeira faixa foi uma Diss!
“Com 14 anos eu compunha algumas coisas meio dispersas e tal e aí com 15, eu fiz uma primeira letra de RAP que fazia sentido, que tinha métrica e tinha flow e tinha muita agressividade, eu tinha escrito uma “DISS”.
Desde aí eu passei a conhecer pessoas envolvidas no movimento HIP HOP, pessoas essas que me ensinaram muita coisa, me mostraram outras referências além do Dexter e dos Racionais, me mostraram mulheres que faziam RAP também… E aí cá estamos”
Confira como foi nossa conversa com Souto Mc abaixo.
Andressa:Quem é Souto Mc?
Souto MC é uma rapper, compositora, aspirante a cantora hahaha… É o mais forte de mim, assim…
Andressa: Qual sua ligação com o Samba?
Eu comecei a frequentar as rodas de Samba de São Paulo tem mais ou menos três anos. Em casa já tinha muito forte essa presença mas eu comecei a ter essa aproximação e a compor nesse tempo de três anos.
Eu sempre costumo falar isso: O Samba é um senhor mais velho e muito mais experiente dando conselhos ao RAP, que é um moleque marrento e que precisa aprender e muito ainda.
Andressa:O que você traz do samba para o rap?
Acho que muito da disciplina e do respeito. O Samba me ensinou coisas que eu nunca tinha ouvido ou visto no RAP, tanto musicalmente como pessoalmente. Pra além de ser só um ritmo musical, o Samba é um estilo de vida e dentro disso existem vários preceitos tradicionais que se respeitam até hoje.
Andressa: Quais são suas referências internacionais e nacionais?
Eu no ínicio do trabalho de composição ouvia muitos rappers gringos, como: o BIG PUN, Big L, Immortal Technique, o Pac, Big, Bone Thugs, enfim… Aí parti pra ouvir as mulheres: Lauryn Hill, Queen Latifah, Missy Elliot, Da Brat, Snow Tha Product, Ill Camille e mais outras que eu naõ vou conseguir lembrar agora,rs, mas essas são as que eu ouvi e ouço com mais frequência.
Das referências nacionais, quando elas faziam os trabalhos solos eu já curtia demais, depois que elas se juntaram e formaram o megazord chamado “Rimas e Melodias”, aí eu chapei hahaha! Gosto muito delas! Seloco! Além lógico do Rap Pluz Size,Gabi Nyarai, Projeto Preto, o Rodrigo Ogi,Djonga, Bivolt… E tem as referências de Samba também: dona Leci Brandão, Alcione, Ivone Lara, Clementina de Jesus, Candeia João Nogueira, Mauro Duarte, Paulo César Pinheiro, Fundo de Quintal… São artistas de refêrencia, que eu ouço e que eu sou fã.
Andressa: Recentemente você teve que explicar, em vídeo, os seus versos em “Poetisas no topo”. Por que? E você enxerga uma responsabilidade para com o público?
Eu expliquei porque os meus olhos estavam sangrando em ver tanta groselha sendo falada em cima do meu verso. Além do que tinha algumas passagens na minha letra que eu fiz questão de explicitar,tipo as referências a Umbanda e o porquê usá-las. Eu não consigo entender essa preguiça de se pesquisar o que tá sendo falado em determinada canção… Porra, se eu ouvi e pra mim não fez sentido, ou achei que o/a MC falou besteira, o mínimo que eu vou fazer é pesquisar sobre, e ver se não sou eu quem, na verdade não entendi nada. Eu não rimei boi com abobóra lá. Tem coisas muito simples de se entender, mas existe uma remessa tão viciada em ouvir determinadas palavras e determinados assuntos, que qualquer coisa diferente disso parece “nada com nada”. Eu fiz o vídeo porque as pessoas estavam me tirando de uma coisa que eu não sou e como eu tava na vantagem de ter o argumento, eu fiz. Hoje eu não faria de novo, quem tinha que entender, entendeu.
Andressa: Como foi o processo de criação da faixa “Psicosouto”?
Eu tinha o inicio da letra escrito já em um outro beat, e aí o Victor Antonini (da OQ Produções) fez o beat oficial pra mim e eu terminei a letra no ônibus pra casa. Voltei no estúdio e gravamos.
Andressa: Você disse no twitter que sonhava ter uma faixa com o Rodrigo Ogi e ele acabou te respondendo querendo uma parceria, qual foi seu sentimento depois que ele respondeu positivamente?
MINHA AMIGA DO CÉU! Eu tava no trampo quando me mandaram o print dele respondendo, eu me tremi todinha hahahaha. Eu fiquei feliz e estou feliz demais porque nossa faixa vai ficar massa. Eu sou muito suspeita pra falar do OGI, o cara foi um dos primeiros que eu ouvi aqui em São Paulo, ele é bacharel nesse baguio. Eu tô ansiosa pra isso e se eu fosse vocês ficava também, haha.
Andressa: O que você está planejando para 2018?
Muita coisa, muita coisa… Esse ano (finalmente rs) meu EP vai sair, estamos com uma idéia muito bacana e que tem muito do que eu sempre sonhei e pensei pra um primeiro trabalho meu. Vai ser louco. Mas antes tem bastante coisa pra acontecer.
Andressa: Pra finalizar a entrevista, existe alguma mensagem que queira deixar para seus fãs?
Estudem sempre e se informem sempre que puderem e como puderem. O conhecimento faz a gente voar pra longe, faz a gente entender nossa identidade e história. Tomem de volta o que eles tomam da gente todos os dias e põe fé em você. Você precisa de você antes de mais nada.
E se for tomar uma cerveja chama nois! Hahahha.



