Fãs de Beyoncé descobrem genialidade de JAY-Z ao verem processo de gravação de suas músicas

Escrito por Fellipe Santos 17/09/2019 às 21:55

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Ainda tinha gente que não sabia que ele não escrevia suas músicas.

Na última segunda-feira (16), foi ao ar na emissora ABC, nos Estados Unidos, o documentário chamado Making The Gift, que é protagonizado por Beyoncé e sua família. O documentário mostra momentos pessoais e de trabalho da cantora e foca nos bastidores de gravação do álbum “Rei Leão: The Gift”, que apresenta canções que fazem parte da trilha sonora do live action do filme Rei Leão, no qual Bey faz a dublagem do personagem Nala.

Um dos momentos que acabou ganhando destaque e viralizando na internet, é quando o rapper Jay-Z aparece fazendo a gravação de uma música no projeto. O artista não escreve suas letras e faz tudo por meio de freestyle para gravar suas canções há alguns anos. Enquanto isso é algo que os fãs de hip hop já sabem há muito tempo, tem algumas pessoas ainda que não sabiam e ficaram espantadas com a genialidade de Jay-Z.

Em uma publicação no Twitter, o usuário chamado @joaownusuário, divulgou o vídeo de Jay no estúdio gravando a música, onde ele legendou “e o Jay que fez o verso de mood 4 eva praticamente ali na hora da gravação, sem caneta nem papel, apenas o beat e a inteligência do rapper”. A publicação viralizou na internet e  teve mais de 29 mil compartilhamentos e 93 mil curtidas até o momento. Apesar de ter aparecido muitas pessoas espantadas com a genialidade do Hova, outras pessoas debocharam do usuário que não sabia do método de gravação do rapper. “Silêncio, o jovem está descobrindo o freestyle” disse um outro usuário no Twitter sobre a publicação de @joaown.

De acordo com Jay-Z em uma entrevista para a MTV, a última vez que ele escreveu uma rima foi em “Can I Live”, uma faixa de destaque em sua estréia em 1996, Reasonable Doubt. “O que aconteceu foi que eu estava fazendo essa música com outra pessoa, e eles ouviram o primeiro verso e disseram ‘Cara, você pega essa música pra você. Termina isso, porque parece que você tem muito mais a dizer’ ‘ Jay explicou em uma longa entrevista em que discutiu letras e composições. “Você sabe, esse tipo de coisa. Então, eu só queria falar rápido, não queria continuar analisando. Era como se fosse o tempo de masterização do álbum, então eu apenas me sentei no estande e escrevi esse [verso]. ”

Segundo Irv Gotti, que produziu a faixa, a música deveria ser uma colaboração entre Jay e um membro do grupo de rap Original Flavor. Gotti mencionou que acreditava que Nas também deveria aparecer na faixa. Mas depois que o membro do OF passou a participação do convidado, Jay começou a trabalhar para terminar a música. “Pelo que me lembro, ele realmente não escreveu o verso completo”, escreveu Gotti em um e-mail para a MTV News. “Mas como o verso era muito longo, ele escreveu algumas palavras, e isso o fez lembrar do verso inteiro”.

Embora Jay tenha desistido de escrever as letras, seu conselho para um de seus sobrinhos, que é um aspirante a MC por direito próprio, é escrever o máximo possível. Repetição é a chave para a perfeição, de acordo com Jay. “Por que digo para ele escrever todos os dias é porque é como qualquer outra coisa: você precisa praticar”, disse ele. “Os jogadores de basquete jogam basquete a vida inteira, praticam todos os dias. Só faz sentido. Você só pode melhorar. A repetição. Quanto mais você pratica, melhor pratica.”

Embora Jay tenha se retirado do processo de escrita, ele admitiu que a noção de escrever letras ainda o atrai. Tanto que ele queria escrever letras para o The Black Album, que ele acreditava que seria seu último álbum.

“Apenas me senti melhor (do jeito que eu faço agora)”, disse Jay. “Em minha mente, eu disse: ‘OK, vou me sentar e vou escrever e realmente fazer isso de uma certa maneira.”  Mas meu processo natural é o meu processo.. É difícil voltar ao que você estava fazendo quando tinha 15, 16 anos. Meu processo é diferente agora. Parece ótimo no papel, como ‘Vou sentar e escrever o álbum inteiro como eu fiz antes. Mas quando você volta ao estúdio e faz esse processo há anos e anos, parece natural fazê-lo da maneira que eu faço: sem papel, sem caneta, apenas ouvindo a música.”

Veja o tweet que viralizou abaixo.

ícone

Recomendados para você