FBC fala sobre a música brasileira: ‘O europeu não quer ver a gente imitando o Travis Scott’

Escrito por André Bernardo 19/11/2021 às 15:30

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

FBC deu a direta sobre o que pensa em podcast

Recentemente  FBC e VHOOR. lançaram o álbum “BAILE“. O projeto retrata a década de 90, quando os raps e melôs evidenciavam o cotidiano dos moradores dos subúrbios, abordando temas como a violência e a criminalização de seus jovens. Nesse momento, o hip hop produzido inicialmente nos Estados Unidos é nacionalizado, ressignificado e disseminado como o funk carioca.

Recentemente o rapper participou do podcast “Lança a Braba” e deu sua opinião sobre como a musicalidade brasileira quer ser vista lá fora: “O europeu não quer ver um brasileiro imitando Travis Scott. Ele quer ouvir brasilidade, cara. Ele quer ver o brasileiro sendo brasileiro”, disse o rapper. Em concordância, Vhoor completou: “A música brasileira la fora tem um poder muito grande. E isso tanto da música periférica quanto da música mais conceitual”.

Foto: Wanderley Vieira/Divulgação

“BAILE” se desenvolve com o relato da história do personagem Pagode: pai de família, morador da favela, trabalhador, que frequenta o baile da UFFÉ. A história começa na saída do baile, quando Pagode é surpreendido pela polícia, que o prende acreditando que uma arma encontrada por perto pertence a ele quando, na verdade, foi escondida por Paulinho, que dissimula, assiste à cena e nada faz.

O ritmo do projeto se inspira no Miami bass, que originalmente não teve os problemas sociais como foco principal. O primeiro contato entre esses estilos musicais se deu através dos bailes de música black, soul e funk. Com a multiplicação desses bailes, o Miami bass foi adotado pelos frequentadores como o estilo musical local.

Confira a fala dos artistas:

ícone

Recomendados para você