Festival Astroworld do Travis Scott emite nota oficial após mortes e feridos no evento

Escrito por Fellipe Santos 06/11/2021 às 08:50

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Uma criança de 10 anos está em estado crítico.

Pelo menos oito pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas depois que uma multidão avançou enquanto o rapper Travis Scott estava no palco do Astroworld Festival em Houston na noite de sexta-feira, disseram as autoridades. Agora, a equipe do festival acaba de emitir uma nota oficial sobre o acontecimento.

“Nossos corações estão com a família do Festival Astroworld esta noite, especialmente aqueles que perdemos e seus amados. Estamos focados no apoio aos policiais locais, não importa como. Considerando que, o festival não será mais realizado no sábado. Como mencionado pelas autoridades em sua conferência de imprensa antes, elas estão investigando a série de ataques cardíacos localizados. Se você tem alguma informação relevante sobre isso, entre em contato com a polícia de Houston” Diz a nota, que confirma que o segundo dia de festival foi cancelado.

Capa Travis-Scott

Foto: reprodução

“Tivemos muitos feridos”, disse o chefe dos bombeiros Sam Peña, de Houston, durante uma entrevista coletiva na manhã de sábado. Cerca de 50.000 pessoas estavam no festival de música ao ar livre no NRG Park – o complexo do estádio onde ficam o Astrodome e o NRG Stadium – quando o incidente aconteceu logo após as 21h00, disseram as autoridades.

“A multidão por qualquer motivo começou a empurrar e aumentar em direção à frente do palco, o que fez com que as pessoas na frente fossem comprimidas – eles não conseguiram escapar daquela situação”, disse Peña à CNN na manhã de sábado. “Isso gerou pânico e a situação piorou e sobrecarregou o pessoal de segurança de lá”, disse ele. “As pessoas começaram a cair, ficar inconscientes e criar pânico adicional”, disse Peña na entrevista coletiva. Anteriormente as informações eram que pessoas se acidentaram em uma ‘roda punk’ durante o show.

Segundo ele, mais de 300 pessoas foram atendidas em um hospital de campanha instalado perto do festival, disse Peña. Vinte e três pessoas foram levadas a hospitais – 11 delas em estado crítico – e oito morreram, disse. Um paciente tinha 10 anos e estava em estado crítico, disse Peña à CNN na manhã de sábado.

Os que compareceram ao show compartilharam nas redes sociais o caos que se seguiu. A equipe médica ficou tão sobrecarregada com os ferimentos que os próprios fãs que estavam ali começaram a fazer a reanimação daqueles que tiveram parada cardíaca.

A transmissão ao vivo do evento mostrou Scott pausar sua apresentação para olhar confuso quando uma ambulância com luzes piscando entrou no local. O evento foi interrompido pela polícia de Houston e pela equipe de segurança do evento “assim que a situação chegou a um ponto em que os recursos estavam sobrecarregados”, mas a essa altura “o estrago já estava feito”, disse Peña.

Os investigadores irão rever o vídeo da cena e ver como o local foi organizado e se tinha pontos de saída suficientes. A investigação vai explorar “o que causou, um, o problema do aumento da multidão e o que impediu as pessoas de escapar daquela situação”, disse Peña. As causas das mortes aguardam a determinação do médico legista, disse ele.

Veja a nota abaixo.

Imagem

ícone

Recomendados para você