Festival Sarará reciclou mais de duas toneladas de resíduos sólidos produzidos no evento.
Completando sua primeira década neste ano dando destaque para as temáticas ambientais, o Festival Sarará aconteceu no Parque das Mangabeiras no último sábado (14) e reuniu um público de mais de 8 mil pessoas.
O público contribuiu para as ações de ESG fomentadas pelo evento. Intitulado “Arboriza BH”, o projeto ainda terá o ato final do plantio de 6 grandes árvores com aproximadamente dois metros de altura, das espécies Sibipiruna (1), Escumilha Resedá (1) e Ipês Tabaco (4), que serão cuidadas e preservadas pelos próprios moradores ao longo da cidade.
Marcada para 21 de setembro, a ação ocorre uma semana após o festival e na data em que é celebrado o Dia da Árvore. Além disso, as realizações no Parque das Mangabeiras incluíram distribuição de eco-copos e insumos de saúde sexual em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência LGBTAIQP+.
Teve também viabilização do Ingresso Social para a população trans e não binária, pessoas com deficiência e para comunidades e territórios, e doações de cerca de 1,3 toneladas de alimentos para a Santa Casa e Mesa Brasil.
Ações complementarem foram tomadas após o evento, assim como a reciclagem de pouco mais de 2 toneladas de resíduos sólidos produzidos no festival, monitoramento da qualidade do ar, destinação de 96 kilos de tecidos cenográficos para a reutilização de uma instituição de costura solidária e compostagem dos resíduos orgânicos com a Massala.
As iniciativas acrescentam as mais de 12 horas de música brasileira através de atrações como Baco Exu do Blues, MC Luanna + Ajuliacosta, DJ WS da Igrejinha e Tasha & Tracie junto a Kyan e Gregory.