Golpista fatura milhares de dólares vendendo músicas ‘inéditas’ de Frank Ocean criadas por Inteligência Artificial

Escrito por Vinicius Prado 11/05/2023 às 18:50

Foto: Divulgação

A maioria dos vazamentos de Frank Ocean são aparentemente falsos.

Quando seu artista favorito não lança um novo álbum há muito tempo, seu desespero para encontrar vazamentos ou faixas inéditas dele pode levá-lo a ser enganado. A Vice relatou recentemente que um golpista ganhou milhares de dólares vendendo faixas falsas de Frank Ocean geradas por IA. É claro que Ocean não tem a ver com isso, para ficar claro.

De acordo com este relatório, essas músicas foram vendidas em comunidades de musicais no underground, como grupos de Discord, fóruns de música e plataformas semelhantes. Essas informações também vêm com depoimentos de pessoas desses círculos, bem como entrevistas diretas com o golpista e o enganado. “Determinamos que quase tudo o que ele tem é falso”, escreveu o proprietário de um servidor Discord centrado em vazamentos de Frank aos membros da comunidade.

Foto: Charles Sykes/Invision/AP

Claro, este é outro ponto contra a prevalência da inteligência artificial na música e um exemplo claro de seus usos potencialmente maldosos e que podem fazer mal para a indústria em geral. Apesar dessa realidade, é um exemplo em um mar de diferentes usos desse tipo de tecnologia.

Em comunidades como servidores do Discord, os indivíduos compram essas faixas para uso privado ou coletam os dados necessários para os arquivos.  Enquanto esse indivíduo ganhou milhares por enganar fãs famintos, outros fanáticos por Frank Ocean deixam essa distinção clara e apenas oferecem aos fãs uma hipótese legal nas redes sociais.

No entanto, a imagem Frank Ocean não está exatamente em alta no momento. Sua recepção mista à sua aparição como atração principal no Coachella este ano deixou muitos fãs com um gosto amargo na boca. Também levou figuras como Joe Budden a rotulá-lo como um “golpista”, usando sua história de lançamentos dispersos, teasers e produtos caros como contexto.

Ainda assim, há muito que não sabemos sobre a situação e muito mais nuances nessas situações do que o público pode esperar. Veremos como o próximo movimento da esquiva superestrela se desvia dessa narrativa ou contribui para ela.

Recomendados para você

Sair da versão mobile