Google faz homenagem à Dina Di, pioneira do hip-hop brasileiro que faria 46 anos

Escrito por Fellipe Santos 19/02/2022 às 11:35

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Dina Di está sendo homenageada pelo Google.

Neste sábado (19) o Google está homenageando a lendária rapper brasileira Dina Di, nome artístico de Viviane Lopes Matie, que completaria hoje 46 anos se estivesse viva. Quem acessar a página inicial do buscador, em google.com, verá um ‘doodle’ (ilustração estilizada com a logo do site) em homenagem à cantora e compositora, que foi MC do coletivo feminino Visão de Rua.

“Dina Di nasceu neste dia em 1976 em Campinas, São Paulo, Brasil, e teve uma infância difícil. Embora fosse uma guitarrista no início, Dina Di pegou o microfone na adolescência e concentrou sua energia em escrever rimas que capturassem suas lutas e desafiassem o sistema social arraigado”, diz o texto que acompanha a homenagem à rapper.

“Em 1994, Dina Di liderou a Visão de Rua ao lado dos artistas Tum e DJ OG. Juntos, o grupo revolucionário lançou seu primeiro single, “Confidência de uma Presidiária”. Tendo cumprido pena atrás das grades, Dina Di usou a música para compartilhar as duras realidades do sistema prisional feminino. Ela visitou prisões para compartilhar sua música com mulheres encarceradas para inspirar uma transformação positiva e dar aos detidos esperança de um futuro melhor”, segue a homenagem do Google.

Hoje, mulheres MCs no hip-hop brasileiro prosperam e continuam a alimentar o movimento de empoderamento feminino. Sua aclamação se confunde com um movimento social construído por mulheres como Dina Di”, finaliza.

Dina Di morreu em 2010, 18 dias depois de dar à luz a sua filha Aline. A artista, que tinha 38 anos, contraiu uma infecção hospitalar.

 

ícone

Recomendados para você