Governo Americano vai oferecer ‘nova identidade’ para esposa de El Chapo em troca de informações sobre o cartel

Escrito por Felipe 28/02/2021 às 12:31

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Emma Coronel Aispuro, esposa do grande chefão do tráfico, receberá uma nova identidade em troca de seu testemunho.

Joaquín Archivaldo Guzmán Loeram, comumente conhecido como ‘El Chapo’ em referência à sua baixa estatura, é considerado o traficante de drogas mais poderoso do mundo. O chefão mexicano combinou com a influência e riqueza do traficante colombiano Pablo Escobar e atualmente cumpre pena de prisão perpétua na prisão federal de segurança máxima ADX Florence depois de ser finalmente recapturado em um tiroteio com autoridades mexicanas em 2016, extraditando posteriormente ele para os EUA. De acordo com relatos, os promotores estão dispostos a oferecer à esposa do traficante de drogas Emma Coronel Aispuro e suas filhas gêmeas de 9 anos uma nova vida sob proteção de testemunhas em troca de informações sobre o Cartel de Sinaloa, presidido por seu marido.

De acordo com o agente da DEA Mike Vigil, “os promotores vão pendurar a proteção da testemunha na frente de Emma Coronel. Isso é sem dúvida.” Aispuro foi recentemente presa por acusações de drogas no Aeroporto Internacional Dulles, na Virgínia. Sua foto foi divulgada na última terça-feira (23 de fevereiro).

“As autoridades vão oferecer isso simplesmente por causa da quantidade de informações que ela pode fornecer contra o cartel de Sinaloa”, continuou Vigil. “Ela conhece as identidades do alto escalão do cartel, as rotas do narcotráfico que usam, como contrabandeiam e como fabricam drogas. Crucialmente, ela pode fornecer muitas informações que podem levar a acusações baseadas nos EUA contra membros do cartel de Sinaloa. E isso não seria um bom presságio para eles. […] Ela também sabe quais funcionários do governo mexicano Chapo Guzman e agora, o cartel de Sinaloa estava pagando pela proteção. ”

Vigil explicou mais tarde: “Ela teria que passar por um exame psicológico. Ela obteria uma nova identidade, passaporte, carteira de motorista, as obras. Ela obteria um roteiro de sua nova vida que deveria aprender em sua história fictícia.”

Ele acrescentou: “Ela seria colocada em um local secreto, ajudada com um lugar para morar e receberia uma pequena quantia em dinheiro antes de encontrar trabalho. Ela teria seus gêmeos com ela, mas isso significaria absolutamente nenhum contato com outra família.”

ícone

Recomendados para você