Governo Chinês cria lei para proibir artistas de fazerem playback em shows

Escrito por Fellipe Santos 22/09/2021 às 15:53

Foto: Divulgação

A norma do Ministério da Cultura e Turismo tem como objetivo “fiscalizar atos que violem os valores fundamentais do socialismo”. Artistas, agentes e empresas podem ser punidos

Você provavelmente já foi cheio de expectativa para um show e quando chegou lá o artista fez playback quase o show todo, deixando você e o restante dos fãs chateados. Acho que quase todo mundo já passou por isso, né? Então, pelo menos na China, isso não pode mais acontecer. Governo Chinês criou uma lei para proibir artistas de fazerem playback em shows.

De acordo com o Lip Sync Prohibition Act, anunciado pelo Ministério da Cultura e Turismo da China no sábado (18/9), a decisão visa criar um desenvolvimento saudável e ordenado do mercado de apresentações no país. A medida prevê até mesmo multas para oas artistas que forem flagrados fazendo playback, além de punições mais severas para os agentes e gravadoras responsáveis pelos artistas, que podem até mesmo serem proibidas de participar do mercado fonográfico chines.

 

A única exceção da lei será em casos em que o artista não pode cantar ao vivo por problemas de saúde. Nessas ocasiões, o público deverá ser avisado previamente que a apresentação não será ao vivo. Segundo o Ministério da Cultura e Turismo Chinês, a léi é  “uma política para fiscalizar atos que violem os valores fundamentais do socialismo e rejeite atos que prejudiquem a excelente tradição cultural da nação”. “Teremos que praticar o nosso próprio código de conduta”, afirmou a pasta em nota.

Enquanto isso, no dia 27 do mês passado, a Administração Nacional do Ciberespaço do Partido Comunista Chinês anunciou um plano para “fortalecer a gestão do fandom desordenado”, incluindo a proibição da emissão de gráficos de popularidade de celebridades, a proibição de arrecadação de fundos para menores de idade ídolos e uma restrição à votação paga para programas de entretenimento.

No dia 2 deste mês, o Photoelectric Power Bureau da China também proibiu a exibição de celebridades problemáticas que causaram escândalos na TV. Eles também proibiram as estrelas de pagar dinheiro para aparecer em programas e ídolos masculinos de aparecerem com aparições “femininas”. Além disso, um padrão de aparência adequada de um ídolo masculino para aparecer na TV chinesa também foi apresentado.

 

Recomendados para você