Governo Federal quer taxar artistas em 34% no Imposto de Renda

Escrito por André Bernardo 04/07/2021 às 18:25

Capa Paulo Guedes Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Paulo Guedes continua remando contra avanço da cultura no Brasil

Parece que não é apenas Jair Bolsonaro que não que o bem para  todas as pessoas que trabalham com a cultura aqui no Brasil. Paulo Guedes, ministro da economia, tem outra proposta que está dando o que falar. Depois dele propor taxar os livros, agora, na sua Reforma Tributária, ele está sugerindo que a classe artística seja obrigada ao pagamento de 34% de Imposto de Renda.

Nenhuma outra categoria sofreria com essa alíquota elevada. “É um exemplo clássico de utilização do poder de tributar para destruir”, avalia o tributarista Leonardo Antonelli, que deu entrevista para a coluna do jornalista Ancelmo Góis, que trabalho no jornal O Globo, veículo em que foi informada a notícia, que teve algumas reações de artistas, como foi o caso do Jota Quest: “Desculpem por postar isto em um sábado, mas faço questão que todos saibam que a perseguição do governo com a classe artística é real, cruel e totalmente sem sentido. Se um país e seu próprio governo não incentiva, não dá valor e apoia sua cultura, os mesmos estão fadados ao fracasso e à insignificância. Surreal!”, começou o desabafo.

“Fica aí o meu protesto público como representante da classe! E não adianta falar ‘acabou a mamata’, o artista é um empreendedor como outro qualquer… precisa de um ambiente econômico saudável, amigo e planejado para produzir. Se você assiste a filmes, TV, séries, ouve música no carro/em casa/num bar ou vai a shows, etc… lembre que existe toda uma estrutura industrial e organizada por trás disto! Quando você sentar à noite no sofá neste frio, com um cobertor, uma pizza e a família para assistir a uma série na Netflix, pensa que por trás disto existe uma indústria organizada, profissionais sérios e artistas que fazem isto acontecer!”, concluíram.

ícone

Recomendados para você