Grammy anuncia seis novas categorias para edição de 2023

Escrito por Rodrigo Silva 13/06/2022 às 21:52

Capa Grammy Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Compositor do Ano e Música pela Mudança Social são algumas das mudanças implementadas para o próximo ano

A Recording Academy anunciou nos últimos dias, cinco seis novas categorias do GRAMMY Awards a serem introduzidas na 65ª edição, que acontece em 2023. A novidade foi anunciada por meio do site oficial da organização de música. As novas categorias anunciadas são: compositor do ano, melhor performance de música alternativa, melhor performance de música americana, melhor trilha sonora para videogames e outras mídias interativas e, por fim, melhor álbum de poesia falada.

Todas as mudanças entram em vigor imediatamente e serão aplicadas na próxima premiação. A Academia também anunciou que introduzirá um prêmio especial que visa reconhecer a melhor música pela mudança social. O prêmio será determinado por um comitê e confirmado pelo Conselho de Curadores da Academia de Gravação. Segundo comunicado, as canções precisam “conter conteúdo lírico que aborde uma questão social oportuna e promova a compreensão, a construção da paz e a empatia”.

Grammy 2022: veja como assistir a premiação neste domingo (3)

Foto: Divulgação / Grammy

“Essas mudanças acontecem por meio do processo anual da Recording Academy de aceitar propostas dos criadores de música e profissionais que compõem seu corpo de associados, e como parte do compromisso da organização de evoluir com o cenário musical em constante mudança”, diz a nota publicada pela organização.

Acontecido em abril, o evento do Grammy foi histórico. Pela primeira vez em 14 anos um artista negro chamado, Jon Batiste, conquistou a categoria “Álbum do Ano”. Batiste, que é o líder da banda e diretor musical do “Late Show with Stephen Colbert”, conquistou a estátua de ouro por seu trabalho no álbum de estúdio de 2021 “WE ARE”.

Ele foi o artista mais indicado em 2022, com 11 indicações por seus muitos projetos musicais, incluindo o filme de animação “Soul”. “Acredito profundamente nisso, não existe melhor músico, melhor artista, melhor dançarino, melhor ator”, disse ele, aceitando seu prêmio no que parecia ser um estado de choque.

 

ícone

Recomendados para você