Grife Comme des Garçons se desculpa após ser acusada de apropriação cultural

Escrito por Fellipe Santos 20/01/2020 às 14:00

Foto: Divulgação

Desfile da grife teve modelos usando perucas com tranças

Um dos assuntos mais polêmicos da atualidade é o da apropriação cultural. Enquanto há uma grande quantidade de pessoas que acreditam se tratar de um tema sem sentido, são muitos os que enxergam a necessidade de uma discussão séria e saudável sobre a questão. Esse debate costuma ficar ainda mais inflamado quando um caso que pode se enquadrar como apropriação cultural toma as redes sociais. 

Um exemplo disso, inclusive, aconteceu nas últimos dias e no mundo da moda, que já é considerado por muitos um ambiente racista. A grife de luxo Comme des Garçons fez todos os modelos que desfilaram em um dos dias da Semana de Moda em Paris usarem perucas com tranças típicas do movimento negro, numa forma de padronizar o casting formado por modelos negros e brancos. 

A decisão da grife, é claro, gerou um grande debate, o que fez com que eles se desculpassem pela atitude em uma publicação feita na conta de um dos realizadores do desfile. “Queridos, minha inspiração para o show da Comme des Garçons eram os looks dos príncipes do Egito, algo que eu acho muito bonito e inspirador. Nunca foi minha intenção ofender alguém”, escreveu o organizador. 

Por mais que desculpas tenham sido feitas, houve quem saiu em defesa da grife. Muitos seguidores do estilista responsável pelo desfile, o artista Julien D’ys, fizeram questão de defendê-lo ao dizer que nada do que foi apresentado no show da Comme des Garçons pode ser enquadrado como apropriação cultural ou racismo. 

Confira a publicação do estilista e tire suas próprias conclusões: 

Recomendados para você