Gucci Mane vs Jeezy: A história da treta que inclui um homem morto por Gucci Mane

Escrito por Felipe 20/11/2020 às 16:39

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Gucci Mane e Jeezy protagonizam uma das maiores rivalidades da história do hip-hop.

De alguma forma, a equipe por trás de Verzuz convenceu Gucci Mane e Jeezy a lutarem um contra o outro, hit por hit, na segunda temporada da popular série de batalhas. No início, muitas pessoas acreditaram que o confronto era uma farsa, porque Jeezy já havia revelado que Gucci recusou a oferta, mas o anúncio foi oficializado no domingo. Os dois se enfrentaram ontem, e mais de um milhão e meio de pessoas assistiram a batalha.

Depois de uma treta de anos que incluiu várias faixas diss, a morte de um dos associados de Jeezy, brigas físicas, a rivalidade se tornou uma das guerras frias de longa data do rap. Para entender o que aconteceu na estrada de inimigos mortais a competidores de batalha, reunimos uma linha do tempo atualizada que percorre a história da treta de Jeezy e Gucci Mane.

Continue lendo para ver como o relacionamento dos dois rappers evoluiu ao longo dos anos.

Jeezy e Gucci Mane brigam por “Icy”

Em maio de 2005, quando Jeezy e Gucci Mane gravaram sua primeira colaboração, Jeezy teve a impressão de que afaixa iria parar em seu álbum de estreia, Let’s Get It: Thug Motivation 101. Em vez disso, Gucci a usou em seu primeiro álbum independente, Trap House.

Mais tarde, um Jeezy irritado alegaria que nunca foi pago por sua participação na música. “Icy” atingiu o auge na 46ª posição na parada de R&B / Hip-Hop na Billboard, enquanto teve um impacto maior no sul dos Estados Unidos.

Jeezy coloca uma recompensa na corrente de Gucci Mane com “Stay Strapped”

Alimentado pelo gosto ruim que a situação de “Icy” deixou em sua boca, Jeezy colocou aspirantes a gangsters em alerta com “Stay Strapped”.

“Eu tenho uma recompensa por essa merda, mano. 10 mil. Então, se ele vier para a sua cidade e você simplesmente arrancar aquela (corrente) filha da puta do pescoço dele, vou dar esses 10 mil para você, cara. Para que eu possa cremar aquela filha da puta.”

Gucci Mane responde com “Round 1”

Em meados de maio de 2005, Gucci Mane deixou bem claro que não gostou da diss de Jeezy. Mesmo antes de a batida rolar, Gucci diz: “Aquele mano Young Jeezy, cara. Aquele mano falso.” Gucci se preparou para uma longa batalha declarando no refrão: “Esta é a primeira rodada de Gucci Mane contra Jeezy.”

Gucci Mane é acusado do assassinato de um associado de Jeezy

Pouco depois das diss “Stay Strapped” e “Round One”, a guerra de palavras se tornou violenta. Enquanto Gucci visitava uma amiga em 10 de maio de 2005, quatro homens invadiram a casa e começaram a agredi-lo. Quando os homens ameaçaram atirar nele, Gucci conseguiu pegar a pistola de um deles e começou a atirar. Depois de atingir um homem, todos fugiram do local.

Esse homem, Henry Lee Clark III, mais conhecido como rapper Pookie Loc da Corporate Thugz Entertainment, foi mais tarde encontrado morto perto de uma escola em Decatur, GA. Dias depois, Gucci se entregou à polícia depois que um mandado de prisão foi emitido. Ele foi acusado do assassinato de Pookie Loc.

Gucci Mane diz ‘Eu não sou um assassino’, Jeezy nega envolvimento

Durante uma entrevista por telefone da prisão, Gucci disse: “Só quero que todos saibam que não sou um assassino. Fiquei chateado. Fiquei um pouco assustado, mas tive que fazer o que tinha que fazer. Você tem que ser um homem sobre isso. Eu não sou uma pessoa ruim. Tenho remorso por tudo o que aconteceu.”

Enquanto isso, Jeezy negou qualquer conexão com os tiroteios, embora Pookie Loc tenha assinado com sua gravadora. Ele afirmou que Gucci estava “tentando transformar uma situação ruim em boa publicidade” e “vender seu disco”.

Gucci Mane é absolvido de homicídio

Nove meses após ser acusado de assassinato, Gucci Mane foi absolvido. Ele admitiu ter atirado em seus agressores, mas afirmou que agiu em legítima defesa. Uma testemunha ocular apoiou sua afirmação, deixando os promotores sem evidências de um caso de assassinato.

Gucci Mane ataca Jeezy novamente em “745”

Após um ano de silêncio entre os dois, Gucci Mane apareceu do nada com “745”. No terceiro verso, Gucci defende sua decisão de revidar contra seus agressores em 2005, e também atira em Jeezy para (em sua mente) colocar a recompensa em sua corrente e não lidar com ele sozinho.

Linha-chave: “Estou sentindo cheiro de bucet*? Nem, esse é Jeezy. Você não é um boneco de neve, você mais parece um floco de neve, bolinho, floco de milho. Cara, você também é falso.”

Gucci Mane lança mixtape ‘Gangsta Grillz’ com DJ Drama

Apesar de ser um colaborador de longa data de Young Jeezy, DJ Drama não sentiu a necessidade de ficar do lado exclusivamente de Jeezy, lançando a mixtape Gangster Grillz de Gucci, chamada The Movie

Capangas de Jeezy brigam com DJ Drama

Em uma exibição do filme Notorious, membros da equipe CTE de Young Jeezy entraram em uma briga com Drama e sua comitiva. Meses depois, Jeezy chamaria Drama de “vadia” e “mole” em uma entrevista com a XXL.

Jeezy mira na Gucci novamente em “24, 23”

Com as tensões crescendo novamente, Jeezy lançou outro ataque verbal com a música “24,23”

Jeezy pede trégua com Gucci e Drama

Pouco depois de Gucci Mane anunciar que uma colaboração com Young Jeezy estava em andamento, Jeezy foi ao programa de rádio do DJ Drama e encerrou sua treta com Drama e Gucci.

Um espirituoso Gucci iria ligar para o show diretamente da prisão para dar sua bênção e amor pela cidade natal do trio, Atlanta. “Eu só gostaria de dizer que é muito maior do que todos nós. Eu sinto que a forma como a cidade tem apoiado nós três, eles merecem isso. Já está na hora, cara. Estamos envelhecendo, crescendo, então vamos fazer isso pela cidade.”

Gucci Mane diz que está colaborando com Jeezy novamente

Em 2009, em uma entrevista de rádio com Big Boy, parecia que a trégua iria durar. Gucci Mane disse: “Já colaboramos em duas músicas. Uma já foi lançada e a outra estreia em algumas semanas.”

Briga entre as comitivas de Jeezy e Gucci Mane acontece.

Waka Flocka Flame, junto com outros membros da equipe de Gucci Mane, brigou com os associados de Jeezy fora de uma loja de roupas em Atlanta. Nem Jeezy nem Gucci estavam presentes, mas um dos guardas de segurança de Waka disparou alguns tiros, e Waka supostamente deixou um homem com o olho roxo.

Gucci Mane diz que ‘não consegue se ver’ fazendo rap com Jeezy novamente

Em 2011, durante uma entrevista com Sway, quando perguntado se ele poderia ou não se ver trabalhando com Young Jeezy novamente, Gucci Mane disse: “Começamos a conversa, mas não consigo ver isso acontecendo.”

Gucci permaneceu respeitoso, no entanto, e continuaria a detalhar por que eles reprimiram suas queixas em 2009: “Acabamos de chegar a um momento de apenas respeitar o fato de que alguém pode se machucar e não seremos nós.”

Jeezy afirma que toda a treta foi um mal-entendido

Mais uma vez, Sway ficou com o furo. Nesta entrevista, Young Jeezy levou todos de volta a 2005, quando a briga começou.

Jeezy revelou que tudo começou porque Gucci Mane estava furioso por ele se recusar a tocar “Icy” com ele sem motivo. O que Gucci não sabia, entretanto, era que Jeezy precisava fazer uma cirurgia na garganta na época – um segredo do qual a gravadora de Jeezy nem sabia.

Gucci Mane diz que ‘não tem respeito’ por Jeezy

Ao falar com o The Breakfast Club sobre a briga entre Rick Ross e Young Jeezy no BET Hip-Hop Awards, Gucci disse: “Ross é um amigo meu. Claro, Jeezy não é… Eu não tenho respeito por ele.”

Jeezy mira Gucci Mane em entrevista

A guerra de palavras da mídia continuou, com Jeezy disparando contra Gucci no Power 106: “Cara, todo mundo sabe que esse garoto é retardado. Ninguém está levando ele a sério. Ele está com uma casquinha de sorvete no rosto, vamos lá cara…. Dito isso, não vou voltar, vou avançar.”

Na mesma entrevista, Jeezy também revelou que foi Gucci Mane quem já havia procurado uma colaboração, e que Jeezy recusou.

Gucci Mane responde com “Truth”

As faixas diss voltaram com “Truth”, na qual Gucci Mane fala sobre Young Jeezy ser roubado, não ser um bom pai e estar apaixonado por Keyshia Cole enquanto ela estava dormindo com outros homens (uma afirmação que ela negaria)

Gucci Mane também fez referência ao tiroteio de 2005. Linha-chave: “Uma recompensa de dez mil dólares colocada em meu pescoço. Espero que você não tenha pago porque eles não tiveram sucesso.”

Gucci Mane aposta US$ 100.000 que pode derrotar Young Jeezy

Os ataques anti-Jeezy de Gucci Mane não pararam em “Truth”. Pelo resto do dia, ele usaria o Twitter como meio de fazer comentários inflamados.

Gucci Mane vai para a prisão e volta mais pacífico do que nunca

Gucci Mane se confessou culpado de porte de arma de fogo por um criminoso condenado. Foi a última de uma série de acusações, resultando em uma pena de prisão de dois anos. Quando finalmente foi libertado, voltou para casa mais magro e em paz. Ele também surpreendentemente pareceu abandonar todas as suas velhas reclamações (por enquanto, pelo menos). O tempo longe parecia colocá-lo em um novo estado de espírito.

Gucci Mane diz que ‘não tem nada para falar’ com Jeezy

Falando sobre sua briga com Young Jeezy e TI no The Breakfast Club, Gucci Mane explicou sua perspectiva de não falar com os dois rappers se eles estiverem na mesma sala. Gucci revelou que não é mais uma treta, só que ele não tem nada a dizer. “Não temos nada para falar”, explicou ele. “Você faz o seu trabalho, eu faço o meu. Não temos que estar em desacordo, mas, ao mesmo tempo, não quero dar um tapa na sua mão, não quero falar.”

Gucci Mane ri do meme sobre o assassinato de um associado de Jeezy

Depois de algum tempo longe de seu relacionamento frio, Gucci Mane riu publicamente de uma recriação de seu confronto com Pookie Loc que foi refeita para o Instagram. O rapper compartilhou o vídeo de um homem pulando e dando cambalhotas com uma arma na mão dentro de casa com uma legenda “verdade” que apresentava alguns emojis risonhos.

Jeezy diz que quer uma ‘conversa de bastidores’ com Gucci Mane

Jeezy discutiu o fim de sua rivalidade com Gucci Mane durante um episódio do podcast de TI, ExpediTIously. “Eu apenas sinto que deve ser uma daquelas conversas de bastidores da Máfia, cara”, disse ele. “O que aprendi ao longo dos anos é que é um grande negócio – pessoas que foram para Yale ainda fazem negócios com pessoas que foram para Harvard. Vai ter que ser uma verdadeira convenção, já se passaram décadas.”

Jeezy diz que Gucci Mane “recusou respeitosamente” enfrentá-lo em uma batalha “Verzuz”

Graças à série de batalhas Verzuz, os artistas puderam se reunir e permitir que os fãs revivessem suas carreiras no Instagram ao vivo. Com sua segunda temporada chegando, as pessoas estavam interessadas em ver Young Jeezy enfrentar Gucci Mane depois que sua rivalidade aparentemente se dissipou ao longo dos anos.

Mas Jeezy revelou que Gucci Mane “recusou respeitosamente” a se envolver em uma batalha de Verzuz durante sua entrevista de novembro de 2020 para o The Breakfast Club.

Gucci Mane e Jeezy anunciam que se vão se enfrentar na batalha ‘Verzuz’

Uma semana após a revelação, foi oficialmente anunciado que Gucci Mane e Jeezy se enfrentariam em uma batalha de Verzuz em 19 de novembro. O confronto substituiu um confronto previamente anunciado entre Jeezy e TI.

Gucci Mane chama Jeezy de ‘Snowcone’

Publicando um panfleto oficial do confronto com Verzuz, Gucci Mane escreveu a legenda: “Trap God contra o cone de neve.” Os fãs imediatamente tomaram isso como um ataque para Jeezy, prevendo o que deveria ser uma batalha descontroladamente divertida quando esses dois finalmente estivessem na mesma sala juntos.

Jeezy e Gucci fazem as pazes na batalha

Após alguns momentos tensos na batalha, Jeezy e Gucci finalizaram tudo fazendo as pazes e cantando “Icy” juntos.

https://www.instagram.com/p/CHzFCbFBOdC/

 

 

ícone

Recomendados para você