Hospital pede desculpas pelo tratamento ruim que deu a MF DOOM antes da morte do rapper

Escrito por Felipe Mascari 07/07/2023 às 19:45

MF DOOM Foto: Divulgação

Hospital assumiu erro e reconheceu “oportunidades perdidas” para tratar problemas de MF Doom.

O National Health System (NHS), o sistema de saúde da Inglaterra, pediu desculpas pelo atendimento abaixo do padrão dado ao rapper MF Doom, um ícone do rap underground que morreu aos 49 anos enquanto recebia tratamento hospitalar. O artista cujo o nome era Dumile Daniel Thompson, morreu em outubro de 2020 devido à falta de oxigênio no cérebro após uma reação a um medicamento prescrito para pressão arterial.

Em um inquérito sobre sua morte, o NHS do hospital universitário de Leeds, que administra o hospital St James’s, reconheceu que houve “oportunidades perdidas” durante seu tratamento para angioedema, que é um inchaço súbito geralmente causado por uma reação alérgica. De acordo com relatos, a garganta, a língua e os lábios do artistas ficaram inchados depois que ele recebeu uma medicação prescrita para controlar sua pressão arterial.

Peter Kramer/Getty Images

O músico, que tinha vários problemas de saúde, incluindo insuficiência renal, diabetes, insuficiência cardíaca e hepatite B, passou por diálise renal em Leeds em julho de 2020. O inquérito ouviu que ele havia se registrado em um novo clínico geral na cidade e os médicos não conseguiram acessar suas anotações médicas anteriores devido a preocupações com a proteção de dados.

A legista assistente Janine Wolstenholme disse que um plano de cuidados elaborado no hospital não foi suficientemente detalhado e que os médicos receberam uma “falsa garantia” sobre a condição do músico quando sua saúde parecia melhorar. Ela descreveu que a piora de MF DOOM foi muito rápida e disse que foi um “evento raro”.

Posteriormente, o hospital universitário de Leeds emitiu um pedido de desculpas. O doutor Hamish McLure, seu diretor médico, disse: “Gostaria de oferecer nossas sinceras condolências à família, amigos e fãs de Daniel neste momento difícil. Peço desculpas pelo atendimento que ele recebeu não corresponder ao padrão que esperávamos.

O legista disse que o fundo aceitava que os médicos não haviam buscado “opiniões especializadas” sobre a condição do paciente de um especialista em imunologia. Ela se desculpou com a esposa do rapper, Jasmine, que acompanhou o inquérito via link de vídeo dos Estados Unidos, pelo tempo que levou para levar o assunto ao tribunal. “Após sua triste morte, realizamos uma investigação séria do incidente e o relatório foi compartilhado com a família de Daniel. Como resultado, implementamos várias ações e o aprendizado mais amplo do que aconteceu é usado como tópico de ensino em várias especialidades clínicas diferentes. Também apoiamos a recomendação do legista para uma orientação e conscientização nacionais mais claras nessa área.”

Recomendados para você

Sair da versão mobile