Ícone do Run-DMC quer que os rappers abordem o vício e a saúde mental na música

Escrito por Fellipe Santos 01/06/2022 às 18:45

Foto: Divulgação

“Imagine se Q-Tip, Big Daddy Kane e Rakim tivessem feito isso Todos os artistas, de Ice Cube a De La Soul, fariam discos abordando o assunto”, disse DMC.

Ele é um amado pioneiro do Hip Hop que testemunhou a transição em constante mudança do gênero de uma geração para a outra, então Darryl “DMC” McDaniels do Run-DMC sabe uma coisa ou duas sobre o impacto do Rap. Seus clássicos foram cobertos, remixados, picados e editados enquanto os fãs de música apreciavam a evolução do trio – um grupo completado por Rev Run e o falecido Jam Master Jay.

Cada geração enfrenta seus próprios conjuntos de obstáculos, especialmente no Hip Hop, e nos últimos anos, vimos um aumento de artistas perdendo suas vidas para a violência, lutas com a saúde mental e suicídio, ou vícios em drogas e abuso de substâncias. HipHopDX conversou com DMC sobre a cultura e ele expressou um pouco de frustração com os artistas atuais que não usam suas plataformas para falar sobre esses problemas que assolam e, em vez disso, muitas vezes optam por perpetuá-los.

“Eles não ouviram. O grande problema é que ninguém nesta geração atual de rappers está constantemente gravando sobre os problemas. Pense nisso”, disse DMC. “De todos os principais rappers, todos eles, desta geração, algum deles fez uma mensagem de autodestruição? Não. Todos esses caras e garotas de sucesso, ninguém está fazendo músicas sobre Peep, Mac Miller e Juice WRLD.”

Ele deu um exemplo usando seus colegas ícones do Rap. “Olhe para aquele vazio ali. Imagine se Q-Tip, Big Daddy Kane e Rakim tivessem uma overdose. Todo artista, de Ice Cube a De La Soul, teria feito discos abordando o assunto. Então esta geração está se calando. ‘eu sou como. Esta é a minha cultura. Este é o meu povo.’ A idade deles não significa nada. O que estou fazendo agora, como OG, faço isso desde 1983. Ninguém quer assumir a responsabilidade de garantir que outro Juice WRLD e Mac Miller não aconteça novamente. Então acho que me deram um microfone por um motivo.”

DMC também acrescentou que comportamentos “prejudiciais, viciantes e insalubres” são frequentemente “celebrados”, mencionando que se Future vai “fazer aquela música sobre Percocet”, a próxima música deve ser sobre os perigos. Você acha que os artistas deveriam ter a responsabilidade de conscientizar sobre essas questões?

 

Recomendados para você