Instagram revela mudanças após ser criticado por Kim Kardashian e Kylie Jenner

Escrito por Rodrigo Silva 30/07/2022 às 22:15

Capa Kim Kardashian e Kylie Jenner Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O aplicativo de propriedade do Facebook reverteu decisões para tornar o Instagram mais parecido com o TikTok.

A influência Kardashian-Jenner pode mover montanhas, especialmente quando se trata do mundo online. Após Kylie Jenner e Kim Kardashian criticarem mudanças no algoritmo do Instagram, a gigante das redes sociais anunciou que reverteria os planos de tornar a plataforma mais parecida com seu maior concorrente atual: o TikTok. O Insta de propriedade da Meta Platforms, empresa controladora do Facebook, propôs originalmente alterar seu algoritmo para incluir mais conteúdo de vídeo de contas externas, não apenas o círculo de amigos e as páginas seguidas de um usuário.

A mudança é provavelmente resultado da pressão da Meta para ter um bom desempenho, já que o Facebook perdeu usuários (e a empresa perdeu receita) pela primeira vez este ano. “Estou feliz por termos arriscado”, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, ao Platformer. “Se não estamos falhando de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou ousado o suficiente”. Mas definitivamente precisamos dar um grande passo para trás e nos reagrupar. [Quando] aprendemos muito, voltamos com algum tipo de nova ideia ou interação. Então, vamos trabalhar nisso”.

Capa Instagram

Foto: Carl Court/Getty Images

Kim e Kylie foram duas das muitas pessoas que criticaram essas mudanças. Eles compartilharam um post em seus stories que dizia “Make Instagram Instagram Again. Pare de tentar ser TikTok. Eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos. Atenciosamente, Todos”.

Vale a pena notar as duas são as maiores usuários do Instagram do mundo. Kim Kardashian, que ganhou até US$ 500 mil por postagem de marca em 2019, tem 326 milhões de seguidores na plataforma. Sua meia-irmã Kylie, que ganhou até um milhão de dólares por postagem em 2018, é a segunda pessoa mais seguida na plataforma com 360 milhões de seguidores, perdendo apenas para os 470 milhões do ícone do futebol Cristiano Ronaldo.

Seu poder sobre as mídias sociais também foi comprovado várias vezes. Mais notavelmente, o Insider informou que as ações do Snapchat caíram mais de 8% depois que Jenner abandonou o aplicativo devido a um redesenho. O Snapchat perdeu mais de US$ 1 bilhão em receita como resultado. Não é surpresa, então, que o Instagram esteja agindo para manter seus maiores usuários ao seu lado. O aplicativo está tentando manter o controle sobre a geração mais jovem, que tem maior probabilidade de usar o TikTok, e se adaptar aos apelos e públicos da sensação em rápido crescimento.

O TikTok tem uma base de usuários de 656 milhões, e sua receita de anúncios ultrapassou o Snapchat no ano passado e deve passar o do YouTube até 2024. Esses planos incluíam algumas mudanças específicas em seu algoritmo e recursos. O Instagram planeja ter a maioria das postagens de vídeo com menos de 15 segundos compartilhadas automaticamente no formato Reels, o que significa que não haveria diferença entre Reels e postagens de vídeo regulares.

Falando em bobinas, o aplicativo também planejava permitir que os usuários usassem qualquer postagem pública em suas bobinas, que atualmente as pessoas só podem remixar. O principal fator dessa mudança é a diferença no apelo: o Instagram é uma maneira de compartilhar fotos e vídeos com amigos e seguidores, enquanto o TikTok é baseado em recomendações algorítmicas e pesquisas demográficas para impulsionar o conteúdo que viraliza.

Confira abaixo as postagens no Instagram e no Twitter:

https://twitter.com/frankpallotta/status/1551671682233925632?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1551671682233925632%7Ctwgr%5Eea4fcda66ab614dac850cec3a9501309d0dd9091%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.hotnewhiphop.com%2Finstagram-reverses-changes-after-backlash-from-kim-kardashian-kylie-jenner-news.155674.html

ícone

Recomendados para você