Inteligencia Artificial cria musica de Travis Scott com perfeição incrível

Escrito por Fellipe Santos 13/02/2020 às 19:28

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Máquina um, homem zero: uma música surpreendentemente precisa de Travis Scott foi criada por um novo programa de IA.

Os temores de uma sociedade governada por máquinas são projeções de autores de ficção científica em todo o mundo. Claro que uma revolta das máquinas seria nossa responsabilidade, talvez causada pelo fascínio da humanidade por aperfeiçoar a inteligência artificial. Primeiro, começou com entregas. Depois, continuou no varejo. À medida que os empregos diminuíam a cada dia, disseram que nunca se infiltraria nas artes criativas. Pior do que imaginávamos: a queda da humanidade pode ser marcada por um Travis Scott gerado por um bot.

O programa, desenvolvido pela empresa de tecnologia space150, é um bot projetado com o único objetivo de espelhar os estilos musicais de Travis Scott. Para contextualizar a decisão, a Hypebeast puxou uma citação de Ned Lampert, diretor criativo da space150: “‘E se tentássemos fazer uma música – como uma boa música real – usando IA e basicamente direcionando a criatividade?'”

E assim começou o processo de criação do bot de Scott. Utilizando as palavras e músicas predominantes na discografia de Scott como referência, os experimentos resultaram em um single original chamado “Jack Park Canny Dope Man”. Embora a letra permaneça em grande parte sem sentido, as melodias são semelhantes o suficiente para convencer um público que não conhece o artista a fundo.

Especialmente quando combinado com uma estética visual marcante, também concebida por meio da tecnologia. Impressionante, space150. Os executivos de grandes gravadoras já devem estar sedentos para criar musicas inéditas de grandes estrelas.

ícone

Recomendados para você