Internet se espanta ao descobrir que membro do Black Eyed Peas é legalmente cego

apl.de.ap só fez uma cirurgia para corrigir sua visão em 2012.

Black Eyed Peas foi um grupo de bastante sucesso, mas parece que muitas pessoas não sabiam uma curiosidade sobre o grupo de sucesso. Nesta semana, muitos descobriram e ficaram espantadas ao saber que apl.de.ap, membro do BEP, é legalmente cego, ou pelo menos era. O nativo de Pamanga, Filipinas, de 36 anos, foi diagnosticado com nistagmo. Como resultado, a visão de apl.de.ap é muitas vezes embaçada, uma condição que ele disse que provou ser um desafio na extensa performance do grupo. “Eu duvidei de mim por um longo tempo… Estou confortável em não usar minha visão. Eu conto meus problemas”, disse ele à People em uma entrevista antiga.

No caso de apl.de.ap, o nistagmo faz com que seus globos oculares vibrem. A vibração aliada à sua miopia torna o cantor, cujo nome de nascimento é Allan Pineda Lindo Jr., legalmente cego. Os Estados Unidos têm uma definição legal de cegueira. Além da total incapacidade de ver, essa definição ajuda a estabelecer um nível de perda de visão que pode resultar na incapacidade de executar determinadas tarefas diárias sem assistência.  A lei considera cego quem tem visão igual ou pior ao índice 20/200 (o que significa que ela enxerga um objeto a 6 metros de distância com menos detalhes com pessoas que tem uma visão normal)

 

Quando ele se apresenta na frente de milhares de fãs, tudo o que o apl.de.ap pode ver são as primeiras cinco filas de fãs e apenas as formas de seus companheiros de banda Taboo, Fergie e will.i.am. “Não consigo ver os detalhes faciais”, disse ele à ABC News. “Eu vou pelo som da sua voz ou de alguma forma consigo sentir quando alguém está lá… Eu faço medições na minha cabeça”, explicou ele sobre como ele faz complicados movimentos de dança e performances de palco da banda. “Quando eu imagino o palco, eu já tenho a imagem no meio, então quando estou dançando break eu apenas imagino aquele quadrado na minha cabeça. E eu vou em frente.”

apl.de.ap corrigiu sua visão em 2012 e agora enxerga com mais detalhes.

Após passar a vida inteira trabalhando dentro das limitações de sua deficiência, apl.de.ap decidiu se submeter a uma operação que implantaria uma lente artificial em cada um de seus olhos para corrigir tanto a miopia quanto o nistagmo. O cantor recorreu ao Dr. Brian Boxer Wachler, do Boxer Wachler Vision Institute, em Beverly Hills, Califórnia, para concluir o procedimento.

“Esta será uma das cirurgias mais desafiadoras que já fiz porque estou trabalhando com um alvo em movimento”, disse o Dr. Boxer Wachler à ABC News pouco antes da cirurgia em 10 de julho. “Temos que fazer manobras para o ponto de entrada e posicionar a lente dentro do olho.”

Durante o procedimento de 40 minutos, o Dr. Boxer Wachler inseriu uma nova lente em cada um dos olhos de apl.de.ap, enquanto o cantor estava acordado. Depois que a cirurgia terminou, o cantor saiu da sala de cirurgia com uma visão muito mais clara de sua mãe alegre. Antes da cirurgia, ele disse que a capacidade de ver sua mãe a mais de 3 metros de distância foi “a hora e o dia mais felizes da minha vida”.

Uma semana depois, apl.de.ap estava de volta ao estúdio de gravação e relatando um progresso ainda maior da cirurgia. “Eu posso ver muito mais detalhes nos rostos”, disse ele. “Eu posso realmente ver as pessoas à distância agora. Eu posso ver quase 30 metros de distância, antes eu não podia ver isso.”

A visão de Apl.de.ap só continuará a melhorar à medida que ele se ajusta às lentes dentro de seus olhos, de acordo com Boxer Wachler. Para o paciente, esse futuro brilhante faz com que a cirurgia valha a pena. “Não foi tão assustador quanto eu pensava”, disse apl.de.ap. “Senti um pouco de pressão nos olhos. Foi fácil, simples. É definitivamente um grande sucesso.”

 

Sair da versão mobile