Jay-Z pede a libertação de fã que cumpre 20 anos de prisão por posse de maconha

Jay-Z espera ajudar um de seus fãs que está atualmente na prisão cumprindo 20 anos sob a acusação de maconha.

O rapper Jay-Z está tentando liberar um fã que foi preso e recebeu uma pena de 20 anos. É relatado que em dezembro de 2007 Valon Vailes foi considerado culpado por ser pego com uma tonelada de maconha de 2003 a 2007, com a intenção de distribuir. Ele recebeu uma sentença de 20 anos em prisão federal com mais 10 anos de liberdade condicional. Vailes, de 55 anos, está preso desde então.

Em fevereiro deste ano, Vailes entrou em contato com Jay-Z, escrevendo uma carta emocionante da Otisville Correctional Facility de Nova York. De acordo com a “Page Six”, a equipe jurídica de Jay-Z por duas vezes contatou um juiz da Carolina do Norte para implorar pela “libertação compassiva” do fã. O mesmo site relata que eles obtiveram uma cópia exclusiva da nota de Vaile para Jay-Z, onde ele destaca o fato de que está cumprindo pena por acusações de maconha enquanto outros legalmente lucram com isso externamente.

O próprio Jay-Z é dono da empresa de cannabis chamada “Monogram”. “Esta correspondência é um apelo para pedir sua ajuda com a intenção de fazer campanha por minha clemência”, dizia a carta. “13 anos e meio é muito tempo para ainda estar preso por uma substância que se tornou a febre verde definitiva.” Ele explicou que enquanto estava preso, faleceu sua mãe, avó, sobrinho e melhor amigo. Ele acrescentou: “Tenho quatro filhos, o mais novo tem 14, também tenho 3 netas”.

Vailes disse que ficou comovido com a defesa de Jay-Z pelos “desprivilegiados e sem voz”. Ele diz que fez muitas mudanças em sua vida e tem uma nova visão da sociedade”, e assim “Juro para minha família, meus filhos e a mim mesmo que meu encarceramento não seria em vão”. Ele concluiu dizendo que sente que tem “algum tipo de caminho” sobre cumprir pena por acusações de maconha enquanto a reforma em andamento da legalização da maconha está acontecendo. “É uma realidade agridoce que eu sou uma vítima e uma mercadoria deste sistema cheio de injustiça”, escreveu ele.

O pedido apaixonado ressoou com Jay-Z, que fez Spiro e sua equipe em “Monogram” registrar uma petição em nome do prisioneiro. A primeira moção para um pedido de libertação compassivo apresentado em abril observou que Vailes tinha sido “um presidiário modelo”. A moção também observou que a família de Vailes “precisa desesperadamente de seu apoio e assistência, e ele não apresenta risco de reincidência”.

A equipe de Jay-Z argumenta que a moção foi indeferida incorretamente e Spiro pediu ao juiz que libertasse Vailes por uma sentença de cumprimento da pena. “Sr. Vailes esgotou seus recursos administrativos com o [Federal Bureau of Prisons]; razões extraordinárias e convincentes justificam a liberação compassiva em seu caso; os fatores relevantes apoiam a liberação; e o Sr. Vailes não é um perigo para a comunidade”, argumentou o advogado.

Ele acrescentou: “Sr. Vailes é o único zelador disponível para seu irmão com problemas mentais, que precisa desesperadamente do apoio do Sr. Vailes. ”
O advogado concluiu: “É injusto permitir que o Sr. Vailes permaneça na prisão quando, se fosse condenado nos termos da lei atual, e com seus créditos de bom comportamento, ele já teria sido libertado”. Uma petição da Change.org também defendendo a libertação de Vailes tem mais de 2.000 assinaturas na noite de quarta-feira.

Sair da versão mobile