JAY-Z processa estado novamente para proteger 152 presos de tratamento desumano

Escrito por Fellipe Santos 27/02/2020 às 13:15

Foto: Divulgação

JAY-Z, Yo Gotti e a ROC – braço filantrópico da Roc Nation – atingiram o Departamento de Correções do Mississippi com um segundo processo civil.

A equipe ROC entrou com o processo em nome de mais 152 prisioneiros que estão enfrentando condições cruéis na Penitenciária Estadual do Mississippi em Parchman, uma prisão no Condado de Sunflower. Dezoito presos morreram em todo o sistema correcional do Mississippi, com a maioria dessas mortes ocorrendo em Parchman. Os presos disseram que “a comida é adulterada com fezes de ratos, baratas, pedras, excrementos de pássaros e outros materiais estranhos” e muitos internos estão “precisando urgentemente de cuidados médicos para câncer, lúpus, defeitos cardíacos graves”, segundo informações da equipe ROC.

As condições de Parchman são desumanas e carecem de água potável, alimentos aceitáveis, eletricidade, calor, roupas, cuidados de saúde e necessidades básicas – e levaram a distúrbios internos, que começaram em 29 de dezembro de 2019. Pelo menos nove mortes de presos por suicídios, homicídios e outros incidentes que foram classificados como “mortes naturais”.

JAY-Z, Gotti, Equipe ROC e os presos estão pedindo ao tribunal que mantenha a jurisdição de Parchman até que o Departamento de Correções possa estabelecer um ambiente seguro e estável. Em janeiro, a Equipe ROC entrou com seu primeiro processo em nome de 29 presos contra o Departamento de Correções do Mississippi por queixas semelhantes. O processo ocorreu depois que cinco prisioneiros foram mortos nos motins da prisão durante o Ano Novo. O processo alegava subfinanciamento e falta de pessoal persistentes, o que levou a violência e mortes. O processo de janeiro iniciou a investigação do Departamento de Justiça sobre Parchman.

Um vídeo do PSA destacando algumas das condições desumanas está disponível abaixo no YouTube da Roc Nation.

Recomendados para você