Kanye West é nomeado antissemita do ano por ONG que combate o ódio contra judeus

Escrito por Rodrigo Silva 12/12/2022 às 15:00

Capa Kanye West Foto: Divulgação

A organização sem fins lucrativos afirmou que Kanye West provocou “horríveis atos antissemitas” com suas atitudes.

Com o fim do ano, qualquer um que pegou uma notícia recente de Kanye West provavelmente está refletindo sobre suas ações. O “StopAntisemitism”, um grupo de vigilância que combate o ódio contra o povo judeu, nomeou West o “antissemita do ano” após 10.000 votos online. Além disso, o título vem como resultado de suas polêmicas declarações sobre o povo judeu, a mídia e a Alemanha nazista. Embora ele tenha perdido recentemente seu diploma honorário, está claro porque muitos dariam esse título ao rapper de Chicago.

Em uma declaração ao TMZ, a diretora executiva da organização sem fins lucrativos, Liora Rez, falou sobre os perigos da retórica de Kanye. Mais recentemente, o ex- colaborador da Adidas compartilhou uma nova música referenciando o tweet “Deathcon”. Além disso, o comentarista de extrema-direita Alex Jones criticou sua obsessão por Hitler. Enquanto ele continua a se associar com figuras prejudiciais da mídia e a espalhar mais equívocos, grupos como o “StopAntisemitism” trabalham para acabar com essas atitudes.

Foto: Getty Images

“Kanye usa sua plataforma de celebridade para promover o preconceito perigosos sobre judeus e poder e ele se recusa a parar”, disse Rez ao TMZ. “Seu ataque contínuo de declarações fanáticas resultou em atos anti-semitas horríveis perpetrados por supremacistas brancos, israelitas hebreus negros e outros grupos marginais que procuram causar danos aos judeus”.

“O ódio aos judeus já está fora de controle nos Estados Unidos”, acrescentou ela. “A última coisa que precisamos é de uma celebridade como Kanye para colocar lenha na fogueira”. Infelizmente, os comentários de “anti-semita do ano” de Ye causaram mais ações odiosas contra a comunidade judaica. Por exemplo, um grupo em uma rodovia de Los Angeles exibiu uma placa que dizia “Kanye está certo sobre os judeus”. Mais tarde, os manifestantes usaram linguagem odiosa e supostamente fizeram saudações nazistas.

Além disso, Kanye West foi suspenso do ClubeHouse após levantar teoria da conspiração envolvendo judeus, chineses e negros. Ye e Wack100 estavam realizando uma sessão privada de perguntas e respostas no Clubhouse – a entrada custava US $ 20 – que se estendeu por cerca de 50 minutos antes de a sessão terminar abruptamente e o rapper americano ser suspenso da plataforma de mídia social após fazer vários comentários antissemitas durante o evento.

Confira abaixo as postagens no Instagram e no Twitter:

Recomendados para você

Sair da versão mobile