Kanye West é processado por uso de sample não autorizado no disco “DONDA 2”

Escrito por Rodrigo Silva 02/07/2022 às 21:00

Capa Kanye West Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Kanye West esta sendo acusado de usar sample não autorizado de “Move Your Body” de Marshall Jefferson em “Donda 2”.

Já se passaram alguns meses desde que Kanye West lançou “Donda 2” exclusivamente em seu stem player e agora está no centro de um novo processo. De acordo com a Billboard, a editora de “Move Your Body” de Marshall Jefferson está acusando Ye de usar um sample não autorizado da música para seu último álbum. Uma queixa apresentada ao Tribunal Distrital dos EUA em Nova York em nome da Ultra International Music Publishing afirma que West usou partes não autorizadas da música para produzir o single “Flowers”.

O processo diz que o sample é “repetida pelo menos 22 vezes ao longo” da música. Os advogados, Christine Lepera e Bradley J. Mullins também acusaram Alex Klein, o co-criador do Stem Player, e sua empresa Kano Computing Limited. Lepera e Mullins atacam diretamente a “hipocrisia” de Kanye West como sendo um defensor dos direitos dos artistas, mas ainda sampleando outras pessoas sem compensá-las por seu trabalho.

Kanye West pode pagar até 30 milhões de dólares após ser processado por sua ópera cristã - TMDQA!

Foto: Shutterstock

“O Ocidente defende os direitos dos artistas com uma mão, mas não tem vergonha de tirar os direitos de outro artista com a outra”, diz o processo. A acusação também afirma que Kanye West e seus representantes reconheceram que o sample foi coletado sem permissão. “A conduta dos réus é intencional e deliberada”, continua a queixa. A UIMP diz que determinaria lucros e danos durante o julgamento ou, alternativamente, US$ 150 mil por infração, honorários advocatícios e juros de pré-julgamento.

Em noticias relacionadas, Kanye West ignorou roteiro e fez discurso espontâneo para Diddy no BET Awards. “Como coroamos nossos reis? Como apreciamos nossos reis? Pensar o quão longe poderíamos ir apenas falando de inspiração”, disse Kanye depois de subir ao palco usando uma máscara facial. “Este é o meu artista favorito. Você vê o que estou dizendo? Artista favorito. De todos. Não especificamente a produção, o estilo. Você sabe que naquela época havia tantas regras para o hip hop. Ele quebrou todas elas. Abriu todas as portas”.

ícone

Recomendados para você