Kanye West explica decisão de usar camiseta com slogan ‘Vida Brancas Importam’

Kanye West falou sobre o uso do slogan.

Nesta segunda-feira (3) o rapper Kanye West fez seu desfile de moda da Yeezy no Paris Fashion Week. O artista anunciou o desfile de moda surpresa, mas muitos acharam que foi uma surpresa maior do que o esperado, já que o rapper apareceu usando uma camiseta onde aparecia a frase “Vidas Brancas Importam” o que fez o artista virar um dos assuntos de destaque por todo dia.

A camisa, que traz uma foto do Papa João Paulo II na frente, foi usada por modelos na passarela e por Kanye, junto com a política de direita Candace Owens, convidada do desfile. Antes do show da 9ª temporada de Yeezy começar, Ye disse ao público: “Todo mundo aqui sabe que eu sou o líder… você não pode me controlar. Esta é uma situação incontrolável.” A frase “White Lives Matter” vista na camisa de Kanye West é descrita pela Liga Anti-Difamação como uma “frase supremacista branca” que se originou em 2015 após o início do movimento Black Lives Matter. Como a organização detalha em seu site, membros da Aryan Renaissance Society e outros supremacistas brancos promoveram o slogan e, em 2016, a Ku Klux Klan estava fazendo o mesmo.

Vendo que o assunto tomou a internet, o artista foi até sua conta no Instagram para explicar por que usou uma camisa com esse slogan. Em seu Instagram Stories, o rapper postou uma mensagem dizendo: ‘Todo mundo sabe que Black Lives Matter foi uma farsa. Agora acabou. De nada”. Fundado em 2013 após o tiro fatal de Trayvon Martin por George Zimmerman nos Estados Unidos, o Black Lives Matter ganhou atenção global após desempenhar um papel fundamental nos protestos que se seguiram ao assassinato ilegal de George Floyd por um policial branco em 2020. A critica de Kanye parece ser contra aos milhões em ativos da organização e etc, mas até que ele se articule bem, parece que ele está discutindo com a ideia do movimento, que não agrada a muitos.

Durante um discurso antes do evento, West vestiu a camisa enquanto tocava no classismo na moda, o assalto da ex-esposa Kim Kardashian em Paris, o ex-empresário Scooter Braun dizendo a ele que precisava “ganhar mais dinheiro” continuando sua turnê Saint Pablo de 2016 e o fato de que o cancelamento da turnê é um momento que ele sente que será lembrado pelo resto de sua vida. “É o estigma final. As pessoas sentem que têm o direito de vir na minha cara e me chamar de louco. Como se isso não machucasse meus sentimentos. Ou tipo, você não precisa ser louco para mudar o mundo.”

O artista, que recentemente encerrou a parceria de dois anos da YEEZY e da Gap, perguntou se Elvis Presley poderia “se apresentar em Paris” se tivesse um Instagram, em vez de ser “retido por seu empresário”. O show Yzy Szn 9, transmitido no YouTube, também contou com a modelagem de Naomi Campbell, e foi trilhado por uma nova música de Ye com James Blake. “Você não pode me controlar. Esta é uma situação incontrolável”, disse West. “Você não pode diminuir a música, isso é um sonho de Deus, um sonho que não pode acontecer sem a ajuda de Deus. A jornada. As pessoas que acreditaram cedo. As pessoas que sentaram no meu carro e ouviram versões iniciais de Yeezus”

Veja abaixo.

 

Sair da versão mobile