Kanye West revela como quer ajudar todos os artistas em revolução da indústria musical

Escrito por Renan 07/10/2020 às 16:39

Capa kanye west Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Kanye West está empenhado em apoiar suas palavras com ações tangíveis.

Kanye West falou sobre os próximos passos em sua cruzada contra as práticas de negócios desatualizadas e injustas na indústria da música em uma entrevista exclusiva para a Billboard publicada recentemente.

Ye voltou a dizer que está comprometido em “fazer o que for necessário para que os artistas possuam seus próprios direitos autorais” e atribuiu a “incrível” resposta de seus colegas na indústria musical a uma insatisfação geral com a forma como as gravadoras em geral vem trabalhando.

“Todo mundo sabe que este é um sistema ruim e que precisa ser consertado”, declarou. “Atualmente, os artistas recebem adiantamentos para fazer discos e mesmo assim, quando os reembolsam, a gravadora ainda possui todos os diretos dos discos. Imagine um banco emprestando dinheiro para você comprar uma casa e quando você paga a hipoteca, eles dizem que a casa ainda é deles.”

West deu a entender que a Universal Music Group o procurou, mas que ele estava confuso sobre o que queria para “consertar a situação de todos”.

Ele enfatizou que os contratos “predatórios” das gravadoras são relíquias de um tempo antigo, com terminologia adequada à era do vinil que não leva em conta as mudanças que afetam a indústria na era do streaming.

“Você tem que se adaptar. Você não pode ter regras antigas para novos jogos”, disse ele. “Nenhuma outra empresa no mundo sugeriria que você não adotasse uma cadeia de suprimentos e fontes de receita completamente novas.”

Prometendo “libertar todos os artistas por todos os meios necessários”, Ye enfatizou que a mudança exigiria um amplo negócio que abrangesse músicos como um todo, de gêneros e níveis variados de fama.

“Vou trabalhar para destruir a estrutura a que estamos ligados e que paga as pessoas pela música. Podemos ter projetado o streaming, mas não projetamos um novo método de pagamento e propriedade em torno dele onde todos nos beneficiamos”, disse ele à Billboard. “O equilíbrio de poder está muito desequilibrado, a lacuna entre o lucro da grande gravadora e o lucro do artista é muito grande; e vou trabalhar para repensar o design de toda a maneira como nos movemos neste espaço.”

Kanye parece já ter começado a liderar para dar exemplo. O artista vencedor de inúmeros GRAMMYs anunciou no Twitter que devolveria sua participação de 50% nos direitos musicais dos artistas da GOOD Music para os artistas.

https://twitter.com/kanyewest/status/1308844645212880896?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1308844645212880896%7Ctwgr%5Eshare_3&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.hotnewhiphop.com%2Fkanye-west-details-his-plan-to-free-all-artists-by-any-means-necessary-news.118355.html

ícone

Recomendados para você