Ditador Kim Jong-un proíbe uso de calça jeans skinny na Coreia do Norte

Escrito por Vinicius Prado 27/05/2021 às 19:28

Foto: Divulgação

Segundo a lei, o uso da calça promove o ‘estilo de vida capitalista’

Nas últimas semanas, os jeans skinny – apesar dos argumentos de estarem no ou se aproximando de seu status de “relíquia de uma era passada” – mantiveram uma presença avassaladora nas manchetes com Young Thug afirmando que foi o primeiro a usar a peça no hip-hop, gerando assim uma nova moda na cena.

Outras manchetes relacionadas com a calça surgiram graças à Coreia do Norte e seu líder excêntrico. Kim Jong-un supostamente baniu o uso dos jeans skinny devido à promoção de um “estilo de vida capitalista”. De acordo com um artigo de Priya Elan do The Guardian, citando outros relatórios, a mudança também afetou cortes de cabelo e certos tipos de piercings corporais.

A agência de notícias sul-coreana afirma que o jornal oficial da Coréia do Norte pediu “esforços para evitar que a cultura capitalista se infiltre no país”. O jornal, de acordo com esse relatório, também exortou os cidadãos a “agarrar-se ao nosso próprio estilo de vida” ou correr o risco de desabar “como uma parede úmida”.

Enquanto isso, no Reddit, várias pessoas apontaram que variações deste desenvolvimento skinny jeans x Coreia do Norte já estão surgindo há algum tempo, inclusive em fevereiro deste ano. Enquanto isso, reclamações de proibição com foco em cortes de cabelo generalizadas começaram a surgir já em 2013 .

Quanto ao jeans em geral, a liderança norte-coreana tem visto o jeans azul como um “símbolo do imperialismo americano” por anos, pelo menos de acordo com um relatório anterior do Guardian sobre jeans preto exportado para a Suécia por volta de 2009.

Recomendados para você