O processo envolvendo a foto de Tupac pode chegar a mais de US$ 100.000.
De acordo com a Billboard o do lendário fotógrafo de hip-hop, Chi Modu, entrou com uma ação na sexta-feira contra o Universal Music Group pelo uso de uma foto de Tupac Shakur em um post no blog. O processo acusa a UMG de violação de direitos autorais por usar a foto de Modu de Tupac e creditar a Universal Music Archives em uma postagem do rapper em um site de propriedade e operado pela empresa.
Seu espólio, que é supervisionado por sua administradora Sophia Modu, alega que o Universal Music Group removeu suas informações de direitos autorais antes de publicar e lucrou com o uso da imagem. “A fotografia de Chi Modu capturou momentos profundos e especiais”, disse Scott Burroughs, advogado do fotógrafo, em comunicado.
“Embora não me surpreenda que isso atraísse a Universal, estamos desapontados que a empresa não tenha procurado o Estado para obter uma licença antes de explorar o trabalho do Sr. Modu em seu site comercial. Estamos ansiosos para resolver essa violação no tribunal”.
A queixa alega que uma negociação foi enviada à UMG e ao site em 9 de fevereiro de 2022 com a ameaça de uma ação judicial, mas os “réus não responderam significativamente”. O fotógrafo está buscando um julgamento com júri e concessão de todos os lucros e taxas, bem como danos, que, como observa a Billboard, podem chegar a US$ 150.000 por violação.
Em noticias relacionadas, noticiamos que Michael Jackson recusou fazer música com Tupac por causa de Biggie, revelou filho de Quincy Jones.