Lucas Penteado se posiciona sobre tragédia no Jacarezinho

Escrito por Vinicius Prado 06/05/2021 às 19:13

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Operação no Jacarezinho é a mais letal da história do Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira (6) no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, a operação policial mais letal da história do Rio aconteceu deixando 25 pessoas mortas. O levantamento foi feito pelo G1 com informações do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da plataforma Fogo Cruzado.

Um dos mortos foi o policial civil André Leonardo de Mello Frias, da Delegacia de Combate à Drogas (Dcod). A Polícia Civil diz que os outros 24 assassinados eram criminosos, mas não revelou as identidades ou as circunstâncias em que foram mortos. O delegado Ronaldo Oliveira nega que tenha havido execução. “Para deixar bem claro: quem não reagiu, foi preso. Ou foi preso ou fugiu”.

Segundo o G1, o sociólogo Daniel Hirata, do Geni/UFF, classifica a operação como inaceitável e diz que é mais grave do que chacinas como a de Baixada Fluminense, em 2005, ou a de Vigário Geral, em 1993.

“Foi a operação mais letal que consta na nossa base de dados, não tem como qualificar de outra maneira que não como uma operação desastrosa (…) É uma ação autorizada pelas autoridades policiais, o que torna a situação muito mais grave”. Ele diz que, segundo os moradores, a ação se tornou mais violenta após a morte do policial e que ficou “incontrolável”.

Nas redes sociais, as reações foram muitas e o assunto dominou o Twitter durante grande parte do dia. Entre relatos de moradores, ativistas e defensores dos direitos humanos, algumas celebridades também se posicionaram, entre elas Lucas Penteado. O ator e MC, foi até seu Twitter para falar da tragédia usando a hashtag #ChachinaNoJacarezinho.

Quando um jovem morre, o Brasil morre. Quando um jovem preto morre, o Brasil morre. Hoje o Brasil morreu sentado numa cadeira de plástico num beco do Jacarezinho. #ChacinaDoJacarezinho“, afirmou Lucas. 

Em noticia relacionada, Lucas perdoou as atitudes de Projota e Karol Conká contra ele no BBB 21. O ator e MC fez isso de forma pública no programa “A Eliminação – Reencontro” do MultiShow.

 

ícone

Recomendados para você