Lula diz que Mano Brown acertou ao criticar o PT e que o partido ‘errou muito’

Lula não poupou palavras durante entrevista no Podpah.

O ex-presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (2) que o PT “errou muita coisa” e que o cantor Mano Brown estava certo quando disse, em 2018, que o partido não estava mais conseguindo falar com a população. Lula deu as declarações ao participar do podcast Podpah. Em mais de duas horas de conversa, em clima de descontração, o petista criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL), chamado por ele de “anomalia política”, questionou o fim do Bolsa Família e disse que atualmente é “moda se dizer ignorante”.

Ao ser questionado sobre o momento do PT, disse que não se pode “sair da periferia” e que é necessário ir ao povo onde está. O cantor Mano Brown disse em comício em 2018 que o partido não tinha conseguido “falar a língua do povo”. Questionado sobre isso, Lula disse que o artista aliado estava certo. “Ir na porta de banco, vai na porta de fábrica, vai nos bairros. Conversar com o povo”, disse.

Sobre os erros nos mandatos do PT, disse: “Acho que o PT cometeu muitos erros, deve ter errado, deve ter parado de fazer as coisas”. Mas ele não detalhou quais erros considera que o partido cometeu.

O ex-presidente disse que mesmo quando você é vaiado, é preciso entender os motivos. Ele reclamou, porém, de quem pede ao PT que faça uma autocrítica e disse que isso cabe aos adversários. “Nunca vi ninguém pedir a Fernando Henrique Cardoso que fosse autocrítico”, disse.

Sobre a eleição de 2022, ele reafirmou que ainda vai decidir se será candidato, mas disse que está disposto a voltar. Ele criticou outros possíveis adversários, como João Doria (PSDB), afirmou que, por ser rico, o tucano não tem conhecimento da situação da população.

Sair da versão mobile