Manifestantes no Reino Unido derrubam estátua de comerciante de escravos e a jogam em rio

Escrito por Felipe 07/06/2020 às 19:31

Foto: Divulgação

Outro memorial racista foi destruído, mas desta vez pelas mãos dos manifestantes.

Os manifestantes da Black Lives Matter na Inglaterra removeram uma estátua de mais de 100 anos que homenageava um comerciante de escravos. A multidão em Bristol usou cordas para remover a estátua de bronze de Edward Colton de sua base. Os manifestantes o arrastaram até o rio Avon e o jogaram na água, onde ela rapidamente afundou.

A estátua era estava em Bristol desde 1895, como uma homenagem a Colton, que comercializou aproximadamente 84.000 homens, mulheres e crianças africanos no Caribe e na América do Norte. Como várias petições exigindo o desmantelamento da estátua não foram bem-sucedidas, os manifestantes decidiram tomar o assunto por conta própria.

Outras estátuas em homenagem a figuras racistas estão em processo de remoção após os protestos em andamento em todo o país. Espera-se que o governador da Virgínia Ralph Northam derrube um dos controversos memoriais de Richmond do general confederado Robert E. Lee. O prefeito de Birmingham, Alabama, Randall Woodfin também removeu o monumento aos soldados e marinheiros confederados de 115 anos.

Confira abaixo.

https://twitter.com/siddhmi/status/1269651886761807872

Recomendados para você