MC Katia, pioneira do funk, morre aos 47 anos

Escrito por Thallis 14/08/2023 às 16:46

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

A cantora MC Katia, uma das primeiras mulheres a se destacar no cenário do funk carioca e pioneira do gênero, faleceu aos 47 anos.

A notícia foi confirmada por Verônica Costa, vereadora e ex-cantora, por meio de sua conta no Instagram. Katia estava hospitalizada no Rio de Janeiro desde o início de agosto, passando por várias cirurgias devido ao diagnóstico de tumores no útero, conhecidos como miomas. As complicações decorrentes do câncer levaram à amputação de uma de suas pernas e, finalmente, à sua morte.

MC Katia alcançou a fama no começo dos anos 2000 com o lançamento da música “Ata Vai Me Pegar”. Ela também emplacou outros sucessos como “De Cabeça Para Baixo”, “Acorda, Mona” e “Vem 5 Minutinho”. Além de sua contribuição musical, Katia também foi pioneira ao introduzir os duelos de MC’s femininos no cenário do funk carioca, ganhando destaque por seus confrontos com MC Nem.

Quem é MC Katia, que morreu dias após amputar a perna | Metrópoles

Reprodução

Após um acidente em 2008, a cantora levou dois holofotes e evitou um período de depressão devido ao fim de um relacionamento. Porém, somente em 2020 suas músicas foram redescobertas, com ajuda do produtor JS o Mão de Ouro e da plataforma TikTok.

Aproveitando o momento de notoriedade, Katia lançou novas músicas, incluindo “Desce a P*rra da Xereca” e “Aceita que Dói Menos”. Ela também fez uma participação no videoclipe de “Rainha da Favela”, de Ludmilla, ao lado de outras figuras pioneiras do funk carioca, como Valesca Popozuda e Tati Quebra-Barraco.

 

ícone

Recomendados para você