Melle Mel aborda críticas que vem recebendo após opinar sobre outros rappers

Foto: The Art of Dialogue

O rapper Melle Mel respondeu à reação em torno de seus comentários sobre Eminem, Kendrick Lamar e Lil Wayne.

O lendário rapper do Grandmaster Flash e the Furious Five causou alvoroço com sua recente entrevista Art of Dialogue, durante a qual ele afirmou que Eminem não é um dos cinco melhores rappers porque é branco, que Lil Wayne não poderia ser o melhor rapper porque usa Auto-Tune e ninguém quer fazer rap como Eminem ou Kendrick.

Seus comentários sobre Eminem foram criticados por 50 Cent, Fat Joe e Papoose, que foram em defesa de Slim Shady. Agora, Melle Mel reagiu a toda a conversa sobre sua resposta à lista dos 50 melhores rappers de todos os tempos da Billboard em um vídeo para seu podcast Hip Hop Corner.

“Melle Mel não tem nada contra ninguém no Hop Hop”, começou ele enquanto levantava pesos na academia. “Estou no Hip Hop há 40 anos. Muito competitivo, realmente não tenho nada contra ninguém. Não tenho ciúmes de ninguém, não me intimido com nada nem ninguém e não sou amargo. Eu apenas falei porque sou um homem e digo o que digo, e quando digo o que digo, basicamente, quero dizer o que digo”

Ele continuou: “Tudo o que eu disse, que comentei, foi para comentar o que ele escreveu e quem ele colocou nessa dita lista. E acho que a Billboard não é conhecida pelo Hip Hop, é claro, eles são conhecidos pelos álbuns. Então, obviamente, a Billboard está mais inclinada para caras que fizeram álbuns, em comparação com caras como eu, que se dedicam o tempo todo ao Hip Hop.”

“Somos responsáveis ​​pelo gênero. Somos as maiores influências do gênero, e se você perguntar a alguém que saiba alguma coisa sobre o verdadeiro Hip Hop, eles dirão isso. Se você perguntar a alguém que se autodenomina um MC, eles serão os primeiros a dizer que não há rap moderno ou Hip Hop dessa natureza se não fosse por Grandmaster Flash, se não fosse por Furious Five, se não fosse por Melle Mel, se não fosse por [Keef] Cowboy… Como eu disse, a palavra ‘Hip Hop’ veio da minha equipe”.

Melle Mel abordou especificamente seus comentários sobre a cor da pele de Eminem, negando as alegações de que ele é “preconceituoso” enquanto fazia referência às próprias letras de Slim Shady em “White America” de 2002. “Sobre o elefante branco na sala, ‘Melle Mel disse que Eminem é apenas o número cinco na lista porque ele era branco’” Eu acho que isso começou o alvoroço. Todo mundo está tão bravo por eu dizer isso. Já fui tachado de racista, o que não é nem aqui nem ali porque é quase impossível.

“Toquei para todos os tipos de pessoas durante toda a minha vida. Isso é tão fora de moda que eu não entendo. Mas Eminem fez uma música, acho que o nome da música era ‘White America’ ou o álbum foi ‘White in America’, onde ele disse que não seria tão popular se não fosse branco.”

Melle Mel então mencionou o fato de Eminem se colocar atrás de Redman, JAY-Z , 2Pac, Biggie, André 3000, Jadakiss, Kurupt e Nas.V “A partir desse fato, ele também em outro álbum, ‘Till I Collapse’, nomeou talvez cinco ou seis indivíduos e se colocou atrás desses cinco ou seis indivíduos. E eu disse que ele não estaria entre os cinco primeiros, exceto pelo fato de ser branco, mas ele disse isso.

“Então, agora meu ponto, e é muito simples, se ele basicamente disse o que eu disse, dissemos coisas muito semelhantes, como o que ele disse pode não ser preconceituoso, mas o que eu disse foi preconceituoso? Em outras palavras, se ele está certo em dizer o que está dizendo, então a única razão pela qual posso estar errado é que sou negro e disse isso.”

Melle Mel esclareceu que não tem problemas com Kendrick Lamar ou Lil Wayne, lembrando aos fãs suas próprias contribuições ao Hip Hop. “Não tenho nada contra ninguém, não tenho nada contra Kendrick Lamar, não tenho nada contra Lil Wayne”, disse ele. “Não tenho nada contra nenhum rapper que já viveu porque sei o que fiz pela cultura, o que minha equipe e época fizeram pela cultura, eclipsa o que qualquer um poderia dizer que fez pela cultura.”

Sair da versão mobile