Microsoft investe em tecnologia para trazer pessoas de volta à vida com chatbots

Escrito por Felipe 10/01/2021 às 09:13

Foto: Divulgação

Isso pode ser um pouco assustador, mas já imaginou que em um futuro próximo, você pode conversar com pessoas que já morreram por meio de um chat? É isso que a Microsoft está trabalhando para conseguir, ao apresentar uma patente com a possibilidade de ‘reencarnar’ pessoas digitalmente através de chatbots.

A petente identificada como Ubergizmo, traz a possibilidade da criação de um chatbot de uma pessoa em específica. O sistema usaria “dados sociais” como “imagens, dados de voz, posts nas redes sociais, mensagens eletrônicas e cartas” para construir o perfil.
O sistema de chatbot poderia até soar como uma pessoa real. “Em alguns aspectos, a fonte de voz de uma pessoa pode ser reproduzida pela utilização de gravações e dados de som relativos a essa pessoa”, diz a patente.

Além disso, “modelos 2D/3D de uma pessoa específica podem ser gerados com a utilização de imagens simples, informação em profundidade e dados de vídeo associados a essa pessoa.”

Após a notícia viralizar na internet, muitas pessoas lembraram de um episódio especifico da série BlackMirror. No episódio, Marthae Ash são um jovem casal que se mudam para uma casa remota no campo. Um dia após a mudança, Ash é morto ao tentar retornar para casa em uma van alugada. Após descobrir que está grávida, Martha relutantemente experimenta um novo serviço online que permite que as pessoas permaneçam em contato com o falecido.

Usando todos os seus últimos perfis de comunicação online e redes sociais, um novo “Ash” pôde ser criado virtualmente. Após começar com mensagens instantâneas, Martha carrega vídeos e fotos de Ash para o banco de dados do serviço, para que assim ele possa duplicar a voz de Ash e conversar com Martha por telefone.
Martha se permite acreditar que ela está falando com seu parceiro morto, e nas semanas seguintes ela conversa com o artificial Ash quase sem parar, mantendo-o atualizado sobre a gravidez. Depois que Martha acidentalmente danifica seu telefone e tem um ataque de pânico quando ela temporariamente perde contato com o serviço, o artificial Ash a informa sobre o próximo estágio do serviço, que ainda está em fase experimental: um corpo feito de carne sintética onde o programa pode ser carregado.

Recomendados para você