Ministério Público pede condenação de Nelson Piquet por falas racistas contra Lewis Hamilton

Escrito por Rodrigo Costa 13/03/2023 às 16:00

Foto: Divulgação

O caso de injúria racial envolvendo Nelson Piquet e Lewis Hamilton voltou à tona, sendo comentado até mesmo por Mano Brown: “Se fudeu”.

Em entrevista concedida ao Canal Enerto em julho de 2021 mas que foi repercutida apenas no ano passado, Nelson Piquet se referiu ao Lewis Hamilton com o termo racista “neguinho”. Na última quarta-feira (8), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entrou com um pedido na Justiça de condenação ao ex-piloto de Fórmula 1.

“O ‘neguinho’ meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, ‘aqui eu arranco ele de qualquer maneira’. O ‘neguinho’ deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem”, disse Piquet.

Foto: Reprodução/Facebook

Através de seu Twitter em junho de 2022, Hamilton se posicionou. “Vamos focar em mudar a mentalidade. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e fui alvo por minha vida toda. Já houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação.”

Em comunicado repudiando as falas preconceituosas, a Fórmula 1, na época, publicou: “A linguagem discriminatória ou racista é inaceitável sob qualquer forma e não tem parte na sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o qual estamos comprometidos na F1”.

Além de pagar uma indenização de R$ 10 milhões, Nelson Piquet está sendo condenado no mesmo pedido também a publicar uma nota oficial pedindo desculpas publicamente em todas as redes sociais, “reconhecendo o erro de fazer alusão racista a qualquer pessoa” e “retratando-se das afirmações racistas e homofóbicas”. Caso reitere a conduta, o ex-piloto corre o risco de uma multa de R$ 100 mil.

Após um post feito pelo site Mundo Negro no Instagram, o rapper Mano Brown opinou sobre a condenação sofrida pelo ex-piloto: “Se fudeu”. Outro usuário também comentou: “Até parece que vai acontecer alguma coisa, lembra que ontem um deputado fez um discurso transfóbico em plenário e saiu sem algemas?”

Recomendados para você